Joven Aprendiz: ¿Qué Hacer Con El Dinero Que He Ganado?

Autores/as

Palabras clave:

Planificación Financiera; Educación Profesional; Toma de Decisiones; Emprendimiento

Resumen

El caso presenta la historia de Jonas y Enlem, una joven pareja de aprendices que trabaja en una empresa de tamaño medio en el interior del noreste de Brasil. Ambos están concluyendo su contrato de aprendizaje y, por primera vez, reciben una suma significativa de dinero. Ante este nuevo escenario, surge un dilema: Jonas desea invertir el monto recibido para abrir un pequeño negocio, mientras que Enlem prefiere guardar el dinero como reserva para emergencias y seguridad futura. El objetivo es estimular el análisis crítico y la argumentación frente a situaciones reales de toma de decisiones, siendo especialmente indicado para cursos de Educación Profesional y Tecnológica, en las áreas de Administración y Finanzas, en asignaturas que abordan planificación financiera personal, educación financiera y fundamentos del emprendimiento.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Nahuan Alaff Virgino Soares, Instituto Federal da Paraíba

Mestre em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (2022). Especialista em Docência para Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal da Paraíba (2022). Especialista em Neuropsicopedagogia pela Uniamérica (2022). Especialista em Psicologia Organizacional pela Faculdade Descomplica (2021). Bacharel em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (2019). Pesquisador no Grupo de Pesquisa em Aprendizagem, Gestão e Educação (AGE). Atuação na área de Administração, com interesse nos temas de pesquisa em ensino e pesquisa em administração, competências digitais, educação profissional e tecnológica, casos para ensino e carreiras.

Ketly Mathielle Araújo Silvino, Universidade Federal da Paraíba

Possui curso Técnico em Edificações pelo Instituto Federal da Paraíba - IFPB (2018 - 2021), atualmente é estudante de graduação do curso de Bacharelado em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Participou do PIVIC no projeto de pesquisa intitulado "Caracterização das Cinzas e Medidas de Densidade de Compósitos de Matriz Metálica" (2023-2024), participou como bolsista no PROBEX do projeto de extensão intitulado "Disseminar e Conscientizar Alunos do Ensino Médio Quanto à Importância da Sustentabilidade - ANO II" (2023-2024). E, participa como bolsista PROBEX do projeto de extensão intitulado "Disseminar e Conscientizar Alunos do Ensino Médio Quanto à Importância da Sustentabilidade - ANO III" (2024-2025). Tem como experiência profissional sua atuação como Jovem Aprendiz pelo Centro de Formação Profissional José William Lemos Leal - SENAI na função de Assistente de Gerenciamento de Obras.

Citas

BRAIDO, Gabriel Machado. Planejamento financeiro pessoal dos alunos de cursos a área de gestão: estudo em uma instituição de ensino superior do Rio Grande do Sul. Revista Estudo & Debate, v. 21, n. 1, 2014. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/601. Acesso em: 25 mar. 2025.

BRASIL. Lei nº 10.097, de 19 de dezembro de 2000. Dispõe sobre a aprendizagem profissional de adolescentes e jovens, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 20 dez. 2000. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l10097.htm. Acesso em: 16 out. 2025.

LEAL, Sara Costa; VIEIRA DOS SANTOS, Dinah; COSTA, Patrícia de Souza. Perfil de Educação Financeira dos Discentes de Graduação e Pós-Graduação de Instituições de Ensino Superior Brasileiras. Revista de Casos e Consultoria, v. 11, n. 1, p. e11134, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/casoseconsultoria/article/view/23191. Acesso em: 16 out. 2025.

OLIVEIRA, Donizete Cosme. A importância do planejamento financeiro. Revista Intellectus, v. 20, n. 1, p. 76-83, 2012.

OLIVO, Rodolfo Leandro de Faria. Educação financeira: o que é e como colocar em prática. FIA Business School, 24 mar. 2025. Disponível em: https://fia.com.br/blog/educacao-financeira/. Acesso em: 25 mar. 2025.

SANTOS, Abner Ferreira dos; CONCEIÇÃO, Elimar Veloso; CASAGRANDE, Elton Eustaquio; SANTOS, David Ferreira Lopes. Análise da propensão de universitários em empreender a partir das finanças comportamentais. Revista Estudos e Pesquisas em Administração, v. 7, n. 1, 2023. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repad/article/view/14398. Acesso em: 1 maio. 2025.

SCHEIN, Zenar Pedro; BENTO, João Pedro Pedroso. A educação financeira e o planejamento financeiro na visão de jovens de 17 e 18 anos de idade. REDIN -Revista Educacional Interdisciplinar, v. 13, n. 1, p. 160-179, 2024.

SILVA, Ana Luiza Paz; BENEVIDES, Felipe Torres; DUARTE, Flávio Viana; OLIVEIRA, Jellinek Nóbrega; ARAÚJO, Rebeca Cordeiro da Cunha. Finanças pessoais: análise do nível de educação financeira de jovens estudantes do IFPB. Revista Principia, v. 1, n. 41, p. 215–224, 2018. Disponível em: https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/principia/article/view/2174. Acesso em: 25 mar. 2025.

Publicado

19-10-2025

Cómo citar

SOARES, Nahuan Alaff Virgino; SILVINO, Ketly Mathielle Araújo. Joven Aprendiz: ¿Qué Hacer Con El Dinero Que He Ganado?. Revista de Casos e Consultoria, [S. l.], v. 16, n. 1, p. e40068, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/casoseconsultoria/article/view/40068. Acesso em: 5 dic. 2025.

Número

Sección

Casos, Objetos Educacionais e Relatos de Experiência