Jovem Aprendiz: O Que Fazer Com O Dinheiro Que Conquistei?
Palavras-chave:
Planejamento Financeiro; Educação Profissional; Tomada De Decisão; EmpreendedorismoResumo
O caso apresenta a história de Jonas e Enlem, um jovem casal de aprendizes que atua em uma empresa de médio porte no interior do Nordeste brasileiro. Ambos estão concluindo seu contrato de aprendizagem e, pela primeira vez, recebem uma quantia significativa em dinheiro. Diante desse novo cenário, surge um dilema: Jonas deseja investir o valor recebido para abrir um pequeno negócio, enquanto Enlem prefere guardar o dinheiro como reserva para emergências e segurança futura. O objetivo é estimular a análise crítica e a argumentação diante de situações reais de tomada de decisão, sendo especialmente indicado para cursos da Educação Profissional e Tecnológica, nas áreas de Administração e Finanças, em disciplinas que abordam planejamento financeiro pessoal, educação financeira e fundamentos do empreendedorismo.
Downloads
Referências
BRAIDO, Gabriel Machado. Planejamento financeiro pessoal dos alunos de cursos a área de gestão: estudo em uma instituição de ensino superior do Rio Grande do Sul. Revista Estudo & Debate, v. 21, n. 1, 2014. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/601. Acesso em: 25 mar. 2025.
BRASIL. Lei nº 10.097, de 19 de dezembro de 2000. Dispõe sobre a aprendizagem profissional de adolescentes e jovens, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 20 dez. 2000. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l10097.htm. Acesso em: 16 out. 2025.
LEAL, Sara Costa; VIEIRA DOS SANTOS, Dinah; COSTA, Patrícia de Souza. Perfil de Educação Financeira dos Discentes de Graduação e Pós-Graduação de Instituições de Ensino Superior Brasileiras. Revista de Casos e Consultoria, v. 11, n. 1, p. e11134, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/casoseconsultoria/article/view/23191. Acesso em: 16 out. 2025.
OLIVEIRA, Donizete Cosme. A importância do planejamento financeiro. Revista Intellectus, v. 20, n. 1, p. 76-83, 2012.
OLIVO, Rodolfo Leandro de Faria. Educação financeira: o que é e como colocar em prática. FIA Business School, 24 mar. 2025. Disponível em: https://fia.com.br/blog/educacao-financeira/. Acesso em: 25 mar. 2025.
SANTOS, Abner Ferreira dos; CONCEIÇÃO, Elimar Veloso; CASAGRANDE, Elton Eustaquio; SANTOS, David Ferreira Lopes. Análise da propensão de universitários em empreender a partir das finanças comportamentais. Revista Estudos e Pesquisas em Administração, v. 7, n. 1, 2023. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repad/article/view/14398. Acesso em: 1 maio. 2025.
SCHEIN, Zenar Pedro; BENTO, João Pedro Pedroso. A educação financeira e o planejamento financeiro na visão de jovens de 17 e 18 anos de idade. REDIN -Revista Educacional Interdisciplinar, v. 13, n. 1, p. 160-179, 2024.
SILVA, Ana Luiza Paz; BENEVIDES, Felipe Torres; DUARTE, Flávio Viana; OLIVEIRA, Jellinek Nóbrega; ARAÚJO, Rebeca Cordeiro da Cunha. Finanças pessoais: análise do nível de educação financeira de jovens estudantes do IFPB. Revista Principia, v. 1, n. 41, p. 215–224, 2018. Disponível em: https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/principia/article/view/2174. Acesso em: 25 mar. 2025.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Nahuan Alaff Virgino Soares, Ketly Mathielle Araújo Silvino

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Português (Brasil)
English
Español (España)