O ESTADO DE COISAS INCONSTITUCIONAL E A TUTELA DOS DIREITOS HUMANOS FUNDAMENTAIS

Autores

  • Andréa Karla da Silva Alves Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.21680/1982-310X.2018v11n2ID16136

Resumo

Técnica desenvolvida pela Corte Constitucional Colombiana chamada de “O Estado de Coisas Inconstitucional”, tema novo e pouco estudado, é utilizada em julgamentos quando se verifica a existência de um quadro de vasta violação a direitos humanos fundamentais, causado pela inatividade ou inépcia constante e pertinaz das autoridades públicas em alterar o contexto atual, de maneira que apenas modificações estruturais do exercício do Poder Público e o desempenho de uma diversidade de autoridades são capazes de transformar a situação inconstitucional. Com o Estado de Coisas Inconstitucional uma nova forma de solucionar problemas estruturantes será formada, permitindo-se proferir decisões que criam mecanismos de desimpedimento aos canais de deliberação, visando o controle da organização e da execução das políticas públicas de forma participativa, comprometida de forma geral com a proteção aos direitos sucumbidos. Assim, propõe-se com essa pesquisa uma análise da teoria, seus requisitos e parâmetros para que sejam aplicados na realidade brasileira em situações de violações e inconstitucionalidades aos direitos fundamentais amparados pela Constituição Federal. Para a realização dessa pesquisa foi utilizado o método bibliográfico de caráter qualitativo, o qual foi desenvolvido através da busca sistemática de livros, artigos em periódicos, sites e revistas atuais que tratam da temática além do ordenamento jurídico então vigente. No que tange a metodologia científica de análise, se utilizou dos métodos teórico-descritivos, bem como de uma análise dialética da problemática apresentada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andréa Karla da Silva Alves, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestranda em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Bacharel em Direito pelo Centro Universitário do Rio Grande do Norte - UNIRN. Graduada em Gestão Financeira pelo Centro Universitário da Faculdade de Ciências, Cultura e Extensão do Rio Grande do Norte - UNIFACEX. Advogada.

Downloads

Publicado

04-04-2019

Como Citar

ALVES, A. K. da S. O ESTADO DE COISAS INCONSTITUCIONAL E A TUTELA DOS DIREITOS HUMANOS FUNDAMENTAIS. Revista Digital Constituição e Garantia de Direitos, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 210–228, 2019. DOI: 10.21680/1982-310X.2018v11n2ID16136. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/constituicaoegarantiadedireitos/article/view/16136. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Padronização