A RELAÇÃO ENTRE DIREITOS HUMANOS E PRÁTICAS AUTORITÁRIAS: UMA ANÁLISE VOLTADA PARA A TORTURA RETRATADA NA SÉRIE “LA CASA DE PAPEL”

uma análise voltada para a tortura retratada na série "La Casa de Papel"

Autores

Resumo

Resumo: O presente artigo tem como objetivo geral analisar a importância dos direitos humanos, e seu caráter universal, na busca pela efetiva proteção da dignidade da pessoa humana, correlacionando com a série “La Casa de Papel”, Álex Pina (2017), o qual foi alcançado através de investigação realizada por meio de pesquisa bibliográfica e documental, com o uso de referências teóricas, como livros, artigos científicos, monografias e dissertações, notícias, além de dispositivos legais. Constatou-se, também, a existência de um Sistema Internacional de Proteção aos Direitos Humanos, sobretudo no que diz respeito à vedação da tortura, sendo esta decorrente do Poder Punitivo estatal, integrado, principalmente, pela Convenção Contra a Tortura e Outros Tratamentos ou Penas Cruéis, Desumanos ou Degradantes, o Manual para a Investigação e Documentação Eficazes da Tortura e outras Penas ou Tratamentos Cruéis, Desumanos ou Degradantes e as Regras Mínimas para o Tratamento dos Presos. Realizou-se uma busca quanto à situação social vivenciada na Espanha desde 2015, após a aprovação da Lei de Segurança Cidadã, cujo teor revela nuances autoritárias, acarretando o descontentamento da população espanhola, que se opôs à norma. Por fim buscou-se correlacionar a ficção retratada do seriado, e realidade do país no qual o mesmo se situa, a Espanha. A partir da análise dos dados, concluiu-se que as garantias fundamentais são incompatíveis com o autoritarismo, sendo aquelas óbice à este.

Palavras–chave: Direitos humanos. Autoritarismo. Espanha. Tortura. La Casa de Papel.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Camurça Correia, Universidade de Fortaleza

Graduação em História pela Universidade Federal do Ceará (2000). Mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003). Doutorado em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2011). Pós-doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade de Fortaleza (2018). Atualmente é professor do Curso de Direito da Universidade de Fortaleza. Líder do Grupo de Pesquisa em Filosofia do Direito (2013-CNPq/UNIFOR). Líder do Grupo de Pesquisa Justiça em Quadrinhos (2014-CNPq/UNIFOR). Avaliador Nacional e Internacional do Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito (CONPEDI). ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8963-2180.

Gabriella de Souza Saraiva, Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Justiça em Quadrinhos (CNPq/UNIFOR)

Pós-graduanda em Direito e Processo de Família e Sucessões (UNIFOR). Graduada em Direito (UNIFOR). Assessora jurídica do Ministério Público Estadual do Ceará. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Justiça em Quadrinhos (CNPq/UNIFOR).

Downloads

Publicado

09-05-2023

Como Citar

CORREIA, D. C.; DE SOUZA SARAIVA, G. . A RELAÇÃO ENTRE DIREITOS HUMANOS E PRÁTICAS AUTORITÁRIAS: UMA ANÁLISE VOLTADA PARA A TORTURA RETRATADA NA SÉRIE “LA CASA DE PAPEL”: uma análise voltada para a tortura retratada na série "La Casa de Papel". Revista Digital Constituição e Garantia de Direitos, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 49–75, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/constituicaoegarantiadedireitos/article/view/24078. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

25ª EDIÇÃO