ANÁLISE E REPERCUSSÕES DA REVOGAÇÃO DA LEI DE IMPRENSA PELO JULGAMENTO DA ADPF No 130: OS EFEITOS DAS RESSIGNIFICAÇÕES DO DIREITO DE RESPOSTA NO ORDENAMENTO JURÍDICO BRASILEIRO

Autores

  • Jamile Holanda Fontenel
  • José Albenes Bezerra Júnior

Resumo

Com base no julgamento da ADPF no 130, que teve como objeto a incompatibilidade da nova ordem constitucional e a Lei de Imprensa (Lei 5.250/67), o presente artigo busca analisar o contexto histórico que o diploma precedente foi elaborado. Em seguida, debruçar sobre as questões que gravitaram em torno do controle de constitucionalidade, para só então iniciar o estudo sobre os reflexos da revogação da Lei de Imprensa pela decisão do Supremo Tribunal Federal, como a amplitude do direito de resposta e a revogação do procedimento que regulava o pedido judicial de resposta. Por fim, propõe o presente texto discutir sobre a possibilidade de elaboração de um novo marco regulatório. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

30-09-2015

Como Citar

FONTENEL, J. H.; BEZERRA JÚNIOR, J. A. ANÁLISE E REPERCUSSÕES DA REVOGAÇÃO DA LEI DE IMPRENSA PELO JULGAMENTO DA ADPF No 130: OS EFEITOS DAS RESSIGNIFICAÇÕES DO DIREITO DE RESPOSTA NO ORDENAMENTO JURÍDICO BRASILEIRO. Revista Digital Constituição e Garantia de Direitos, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 16–44, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/constituicaoegarantiadedireitos/article/view/8006. Acesso em: 7 set. 2024.

Edição

Seção

Padronização