Ensino de instrumento

que professores queremos ser?

Autores

  • Carla Pereira dos Santos

Palavras-chave:

Ensino de música, Ensino de instrumento musical, Formação de professores

Resumo

Este artigo, elaborado a partir de inquietações sobre práticas de ensino de música, tem como proposta refletir e problematizar o ensino de instrumento musical em seus diferentes níveis, em especial a formação e atuação de professores nessa modalidade de ensino. O texto toma como base autores das áreas de educação e educação musical, que possibilitaram a definição de conceitos e o diálogo com as narrativas metodológicas apresentadas. Assim, mais do que apresentar proposições, a ideia central do texto é trazer provocações que levem a pensar em uma formação e prática de ensino de instrumento que transcenda as amarras da tradição e que possibilite refletir sobre o ensino que queremos e, principalmente, sobre o professor que queremos ser.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. A mente e o coração, a confiança e o diálogo, por uma ética da partilha do sentido e do afeto na educação. 2002. Disponível em: http://www.apartilhadavida.com.br/?page_id=347&d=L0VEVUNBw4fDg08vVU1BIE9VVFJBIEVEVUNBw4fDg08%3D&m1dll_index_get=0. Acesso: 02 maio 2019.

CRUVINEL, Flavia Maria. Efeitos do ensino coletivo na iniciação instrumental de

cordas: a educação musical como meio de transformação social. 2003. 217 f., v. 1

Dissertação de Mestrado (Escola de Música e Artes Cênicas) - Universidade Federal de

Goiás, Goiânia, GO, 2003.

CRUVINEL, Flavia Maria. Educação musical e transformação social: uma experiência com ensino coletivo de cordas. Goiânia: Instituto Centro Brasileiro de Cultura, 2005.

FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Olho D’água, 1997.

GLASER, Scheilla R; FONTERRADA, Marisa. Músico-professor: uma questão complexa. Música Hodie, Goiânia, v. 7, n. 1, p. 27-49, 2007.

GOMES, Luiz Felipe de Oliveira. Um caminho para o coletivo: processo de ensino-aprendizagem musical no Ensino Coletivo. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO COLETIVO DE INSTRUMENTO MUSICAL, 9.; ENCONTRO DO FÓRUM PERMANENTE DE ENSINO DE INSTRUMENTOS E ESCOLAS ESPECIALIZADAS EM MÚSICA, 4., 2020, Goiânia. Anais [...]. Goiânia, GO: ENECIM, 2020. p. 81-93. Disponível em:

https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/269/o/Anais_IX_ENECIM_Final_.pdf. Acesso em: 02 maio 2019.

MACHADO, Simone Gorete. A presença do piano em grupo em instituições de ensino superior. ORFEU, Florianópolis, v. 1, n. 1, p. 132–155, jan./jun., 2016. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/7358. Acesso em: 20 abr. 2019.

MENDES, Dayse Gomes; FERREIRA, Armindo; GUIMARÃES, Keila. A criação do grupo de estudo em ensino coletivo de instrumento musical: um relato de experiência. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO COLETIVO DE INSTRUMENTO MUSICAL, 9.; ENCONTRO DO FÓRUM PERMANENTE DE ENSINO DE INSTRUMENTOS E ESCOLAS ESPECIALIZADAS EM MÚSICA, 4., 2020, Goiânia. Anais [...]. Goiânia, GO: ENECIM, 2020. p. 94-100. Disponível em:

https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/269/o/Anais_IX_ENECIM_Final_.pdf Acesso em: 15 jun. 2022.

MENEZES, Anco Marcos Silva; PEREIRA, Marcus Vinícius Medeiros. Oswaldo Amorim: gestos didáticos fundadores e específicos no ensino de baixo elétrico. Revista da ABEM, v. 25, n. 39, p. 81-101, jul./dez. 2017. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/717. Acesso em: 03 maio 2019.

MONTANDON, Maria. Ensino Coletivo, ensino em grupo: mapeando as questões da área. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO COLETIVO DE INSTRUMENTO MUSICAL, 1., 2020, Goiânia. Anais [...]. Goiânia, GO: ENECIM, 2005. p. 40-44. Disponível em:

https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/888/o/Anais_I_ENECIM.pdf. Acesso em: 15 jun. 2022.

PEREIRA, Marcus Vinícius Medeiros. Ensino superior e as licenciaturas em música (pós Diretrizes Curriculares Nacionais 2004): um retrato do habitus conservatorial nos documentos curriculares. 279 f. 2012. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, MS, 2012.

PEREIRA, Marcus Vinícius Medeiros. Licenciatura em música e habitus conservatorial: analisando o currículo. Revista da ABEM, Londrina, v. 22, n. 32, p. 90-103, 2014. Disponível em:

http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/464. Acesso em: 03 maio 2019.

PIMENTA, Selma Garrido. Para uma re-significação da didática: ciências da educação, pedagogia e didática (uma revisão conceitual e uma síntese provisória). In: Didática e formação de professores: percursos e perspectivas no Brasil e em Portugal. São Paulo, Cortez, 1997. p. 19-76.

PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência: diferentes concepções. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

PINHEIRO JÚNIOR, Cledinaldo Alves. Educação corporal na formação do violonista: perspectivas de professores de instrumento. 2017. 115 f. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2017. Disponível em:

https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14716?locale=pt_BR. Acesso em: 20 jun. 2020.

QUEIROZ, Luis Ricardo Silva. Formação intercultural em música: perspectivas para uma pedagogia do conflito e a erradicação de epistemicídios musicais. InterMeio: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação, Campo Grande, v. 23, n. 45, p. 99-124, 2017a. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/5076. Acesso em: 03 maio 2019.

QUEIROZ, Luis Ricardo Silva. Traços de colonialidade na educação superior em música do Brasil: análises a partir de uma trajetória de epistemicídios musicais e exclusões. Revista da ABEM, Londrina, v. 25, n. 39, p. 132-159, 2017b.

SANTOS, Cristina Bertoni. Alunos de ensino médio e suas aprendizagens na aula de música como componente curricular: um estudo com uma turma do colégio Estadual Júlio de Castilhos, Porto Alegre, RS. 2015, 268 f. Tese (Doutorado em Música) - Programa de Pós-Graduação em Música, Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015.

SILVA, José Alberto Salgado. Convivência em conjuntos de música: notas sobre análise de valores no trabalho de uma orquestra. Música & Cultura: revista on-line de etnomusicologia, [S. l.], v. 5, n. 1. ABET, p. 01-09, 2010. Disponível em: https://www.abet.mus.br/wp-content/uploads/2022/07/SALGADO_Convivencia-copy-1.pd. Acesso em: 15 jun. 2011.

SILVA, José Alberto Salgado; ARAGÃO, Pedro. Refletindo sobre a prática de conjuntos musicais no currículo universitário. Revista da ABEM, v. 26, n. 40, p. 75-90, jan./jun. 2018. Disponível em:

http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/730. Acesso em: 20 jul. 2022.

TOURINHO, Ana Cristina Gama dos Santos. Ensino coletivo de instrumentos musicais: crenças, mitos, princípios e um pouco de história. 2007. In: CONGRESSO ANUAL DA ABEM, 16., 2007, Campo Grande. Anais [...] Campo Grande, MS: ISME, 2007.

TOURINHO, Ana Cristina Gama dos Santos. A formação de professores para o ensino coletivo de instrumentos. In: ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 12., 2003, Florianópolis. Anais [...] Florianópolis, SC: ABEM, 2003, p. 51-57.

UFPB. Projeto Pedagógico (Curso de licenciatura em música). João Pessoa: Departamento de Educação Musical, 2009.

VINCENT, Guy; LAHIRE, Bernard; THIN, Daniel. Sobre a história e a teoria da forma escolar. Educação em revista, Belo Horizonte, n. 33, p. 7-48, 2001.

WEBER, Vanessa; GARBOSA, Luciane Wilke Freitas. Ensaio sobre os saberes docentes do bacharel professor de instrumento. Música em Perspectiva, Curitiba, v. 7, n. 1, p. 30-56, 2014. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/musica/article/view/38132/23287 Acesso em: 10 jul. 2015.

WEBER, Vanessa; GARBOSA, Luciane Wilke Freitas. A construção da docência do professor de instrumento: um estudo com bacharéis. Revista da ABEM, v. 23, n. 35, p. 89-104, jul./dez. 2015. Disponível em:

http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/557. Acesso em: 15 maio 2018.

WEBER, Vanessa; GARBOSA, Luciane Wilke Freitas. Práticas docentes de bacharéis em instrumento: inseguranças e dificuldades com o ensino. Revista da ABEM, v. 25, n. 39, p. 102-114, jul./dez. 2017. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/705. Acesso em: 15 maio 2018.

Downloads

Publicado

30-12-2022

Como Citar

SANTOS, C. P. dos. Ensino de instrumento: que professores queremos ser?. Diálogos Sonoros, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 1–19, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/dialogossonoros/article/view/30598. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos