Instrument teaching

which teachers do we want to be?

Authors

  • Carla Pereira dos Santos

Keywords:

Music teaching, Musical instrument teaching, Teacher training

Abstract

In this article, I try to bring reflections and problematizations about the teaching of musical instrument at its different levels, but, mainly, I seek to discuss the training of teachers to work with this teaching modality. Far from presenting propositions, the idea is to provoke each of us to think about the teaching we have and what we want to have. Above all, think about what teachers we can or do we want to be?

Downloads

Download data is not yet available.

References

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. A mente e o coração, a confiança e o diálogo, por uma ética da partilha do sentido e do afeto na educação. 2002. Disponível em: http://www.apartilhadavida.com.br/?page_id=347&d=L0VEVUNBw4fDg08vVU1BIE9VVFJBIEVEVUNBw4fDg08%3D&m1dll_index_get=0. Acesso: 02 maio 2019.

CRUVINEL, Flavia Maria. Efeitos do ensino coletivo na iniciação instrumental de

cordas: a educação musical como meio de transformação social. 2003. 217 f., v. 1

Dissertação de Mestrado (Escola de Música e Artes Cênicas) - Universidade Federal de

Goiás, Goiânia, GO, 2003.

CRUVINEL, Flavia Maria. Educação musical e transformação social: uma experiência com ensino coletivo de cordas. Goiânia: Instituto Centro Brasileiro de Cultura, 2005.

FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Olho D’água, 1997.

GLASER, Scheilla R; FONTERRADA, Marisa. Músico-professor: uma questão complexa. Música Hodie, Goiânia, v. 7, n. 1, p. 27-49, 2007.

GOMES, Luiz Felipe de Oliveira. Um caminho para o coletivo: processo de ensino-aprendizagem musical no Ensino Coletivo. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO COLETIVO DE INSTRUMENTO MUSICAL, 9.; ENCONTRO DO FÓRUM PERMANENTE DE ENSINO DE INSTRUMENTOS E ESCOLAS ESPECIALIZADAS EM MÚSICA, 4., 2020, Goiânia. Anais [...]. Goiânia, GO: ENECIM, 2020. p. 81-93. Disponível em:

https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/269/o/Anais_IX_ENECIM_Final_.pdf. Acesso em: 02 maio 2019.

MACHADO, Simone Gorete. A presença do piano em grupo em instituições de ensino superior. ORFEU, Florianópolis, v. 1, n. 1, p. 132–155, jan./jun., 2016. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/7358. Acesso em: 20 abr. 2019.

MENDES, Dayse Gomes; FERREIRA, Armindo; GUIMARÃES, Keila. A criação do grupo de estudo em ensino coletivo de instrumento musical: um relato de experiência. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO COLETIVO DE INSTRUMENTO MUSICAL, 9.; ENCONTRO DO FÓRUM PERMANENTE DE ENSINO DE INSTRUMENTOS E ESCOLAS ESPECIALIZADAS EM MÚSICA, 4., 2020, Goiânia. Anais [...]. Goiânia, GO: ENECIM, 2020. p. 94-100. Disponível em:

https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/269/o/Anais_IX_ENECIM_Final_.pdf Acesso em: 15 jun. 2022.

MENEZES, Anco Marcos Silva; PEREIRA, Marcus Vinícius Medeiros. Oswaldo Amorim: gestos didáticos fundadores e específicos no ensino de baixo elétrico. Revista da ABEM, v. 25, n. 39, p. 81-101, jul./dez. 2017. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/717. Acesso em: 03 maio 2019.

MONTANDON, Maria. Ensino Coletivo, ensino em grupo: mapeando as questões da área. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO COLETIVO DE INSTRUMENTO MUSICAL, 1., 2020, Goiânia. Anais [...]. Goiânia, GO: ENECIM, 2005. p. 40-44. Disponível em:

https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/888/o/Anais_I_ENECIM.pdf. Acesso em: 15 jun. 2022.

PEREIRA, Marcus Vinícius Medeiros. Ensino superior e as licenciaturas em música (pós Diretrizes Curriculares Nacionais 2004): um retrato do habitus conservatorial nos documentos curriculares. 279 f. 2012. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, MS, 2012.

PEREIRA, Marcus Vinícius Medeiros. Licenciatura em música e habitus conservatorial: analisando o currículo. Revista da ABEM, Londrina, v. 22, n. 32, p. 90-103, 2014. Disponível em:

http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/464. Acesso em: 03 maio 2019.

PIMENTA, Selma Garrido. Para uma re-significação da didática: ciências da educação, pedagogia e didática (uma revisão conceitual e uma síntese provisória). In: Didática e formação de professores: percursos e perspectivas no Brasil e em Portugal. São Paulo, Cortez, 1997. p. 19-76.

PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência: diferentes concepções. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

PINHEIRO JÚNIOR, Cledinaldo Alves. Educação corporal na formação do violonista: perspectivas de professores de instrumento. 2017. 115 f. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2017. Disponível em:

https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14716?locale=pt_BR. Acesso em: 20 jun. 2020.

QUEIROZ, Luis Ricardo Silva. Formação intercultural em música: perspectivas para uma pedagogia do conflito e a erradicação de epistemicídios musicais. InterMeio: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação, Campo Grande, v. 23, n. 45, p. 99-124, 2017a. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/5076. Acesso em: 03 maio 2019.

QUEIROZ, Luis Ricardo Silva. Traços de colonialidade na educação superior em música do Brasil: análises a partir de uma trajetória de epistemicídios musicais e exclusões. Revista da ABEM, Londrina, v. 25, n. 39, p. 132-159, 2017b.

SANTOS, Cristina Bertoni. Alunos de ensino médio e suas aprendizagens na aula de música como componente curricular: um estudo com uma turma do colégio Estadual Júlio de Castilhos, Porto Alegre, RS. 2015, 268 f. Tese (Doutorado em Música) - Programa de Pós-Graduação em Música, Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015.

SILVA, José Alberto Salgado. Convivência em conjuntos de música: notas sobre análise de valores no trabalho de uma orquestra. Música & Cultura: revista on-line de etnomusicologia, [S. l.], v. 5, n. 1. ABET, p. 01-09, 2010. Disponível em: https://www.abet.mus.br/wp-content/uploads/2022/07/SALGADO_Convivencia-copy-1.pd. Acesso em: 15 jun. 2011.

SILVA, José Alberto Salgado; ARAGÃO, Pedro. Refletindo sobre a prática de conjuntos musicais no currículo universitário. Revista da ABEM, v. 26, n. 40, p. 75-90, jan./jun. 2018. Disponível em:

http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/730. Acesso em: 20 jul. 2022.

TOURINHO, Ana Cristina Gama dos Santos. Ensino coletivo de instrumentos musicais: crenças, mitos, princípios e um pouco de história. 2007. In: CONGRESSO ANUAL DA ABEM, 16., 2007, Campo Grande. Anais [...] Campo Grande, MS: ISME, 2007.

TOURINHO, Ana Cristina Gama dos Santos. A formação de professores para o ensino coletivo de instrumentos. In: ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 12., 2003, Florianópolis. Anais [...] Florianópolis, SC: ABEM, 2003, p. 51-57.

UFPB. Projeto Pedagógico (Curso de licenciatura em música). João Pessoa: Departamento de Educação Musical, 2009.

VINCENT, Guy; LAHIRE, Bernard; THIN, Daniel. Sobre a história e a teoria da forma escolar. Educação em revista, Belo Horizonte, n. 33, p. 7-48, 2001.

WEBER, Vanessa; GARBOSA, Luciane Wilke Freitas. Ensaio sobre os saberes docentes do bacharel professor de instrumento. Música em Perspectiva, Curitiba, v. 7, n. 1, p. 30-56, 2014. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/musica/article/view/38132/23287 Acesso em: 10 jul. 2015.

WEBER, Vanessa; GARBOSA, Luciane Wilke Freitas. A construção da docência do professor de instrumento: um estudo com bacharéis. Revista da ABEM, v. 23, n. 35, p. 89-104, jul./dez. 2015. Disponível em:

http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/557. Acesso em: 15 maio 2018.

WEBER, Vanessa; GARBOSA, Luciane Wilke Freitas. Práticas docentes de bacharéis em instrumento: inseguranças e dificuldades com o ensino. Revista da ABEM, v. 25, n. 39, p. 102-114, jul./dez. 2017. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/705. Acesso em: 15 maio 2018.

Published

30-12-2022

How to Cite

SANTOS, C. P. dos. Instrument teaching: which teachers do we want to be?. Diálogos Sonoros, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 1–19, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/dialogossonoros/article/view/30598. Acesso em: 23 jul. 2024.

Issue

Section

Artigos