Music at School

a comparative study in the cities of Feira de Santana-BA and Sobral-CE

Authors

Keywords:

School music teaching, Music in Basic Education, Music in Public Schools

Abstract

This article reports a research action whose main objective was to elaborate a comparative survey around the characteristics and conditions of Art/Music teaching in public schools in the cities of Feira de Santana (BA) and Sobral (CE). The specific objectives aimed to map the music teaching initiatives in public schools of the two cities and to verify the physical and human conditions for the development of curricular musical practices in schools. The instrument for data collection was a questionnaire, which was applied to teachers of Art from both cities, with a reduced sample due to the collection difficulties caused by the COVID-19 pandemic. Nevertheless, the comparative analysis of data collected allowed us to raise hypotheses that can guide future research, concerning the space of the Art in the organization of curricula in Basic Education and in the Pedagogical Projects of Schools, the lack of adequate training of teachers who work in these curricular subjects and the demand for continuing education.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

João Emanoel Ancelmo Benvenuto, Universidade Federal do Ceará, Campus Sobral.

Doutor, Professor da Universidade Federal do Ceará, Campus Sobral.

Bruno Westermann, Universidade Estadual de Feira de Santana

Doutor em Música (Educação Musical - 2017) e mestre em Música (Educação Musical - 2010) pela Universidade Federal da Bahia. Graduado em Licenciatura em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008). É Professor Adjunto do Departamento de Letras e Artes da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) - Área de Música. Atualmente, desenvolve pesquisas dentro dos seguintes temas: Música e Cultura Digital, Música e Processos de Plataformização, Ensino de Música e Processos de Plataformização. É membro do Grupo de Estudos Contemporâneos em Música (UEFS) e coordenador do projeto de pesquisa Investigações sobre Música e Plataformas Digitais no Brasil (CONSEPE 40/2021) e coordenador do Programa de Extensão em Violão e Cordas Dedilhadas da UEFS (CONSEPE 15/2019). Na graduação, atua como professor das disciplinas na área de Educação Musical, Estágio Supervisionado, Tecnologias da Informação Aplicadas à Educação Musical e Prática de Conjunto.

Simone Marques Braga, Universidade Estadual de Feira de Santana

Possui Doutorado em Educação Musical (UFBA - 2014), Mestrado em Educação Musical (UFBA - 2009), Especialização em Regência Coral e Docência Superior (UNASP/Centro Universitário - 2006), Especialização em Artes (UNEB/IAT - 2004), Licenciatura em Educação Artística (Hab. em Musica - Conservatório Brasileiro de Música/Centro Universitário -1996) e Bacharelado em Piano (Habilitação em Piano - Conservatório Brasileiro de Música/Centro Universitário-1994). Professora Titular da Universidade Estadual de Feira de Santana, atua junto ao Curso de Licenciatura em Música. Na UEFS, também coordena o Programa de Extensão de Formação e Práticas Performáticas (Performa) e as ações vinculadas Piano a 4 Artes e JAM Performa. Também atuou como Coordenadora de Área do Subprojeto Musicando a Escola (PIBID de Música da UEFS), de 2012 a 2018, como professora da educação básica no ensino fundamental, médio e profissionalizante em música na rede privada e pública e como professora em escolas especializadas de música. Professora colaboradora no Mestrado Profissional em Artes (Prof-Artes) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Líder do Grupo de Pesquisa Estudos Contemporâneos em Música, atua principalmente nos temas: formação inicial e continuada de professores de música e de artes, ensino de música escolar, ensino de instrumentos (tutorial e coletivo), performance musical, educação a distância e interdisciplinaridade em Artes.

References

BRAGA, Simone Marques; DANTAS, Tais; SANTANA, Rosa Eugênia; WESTERMANN, Bruno; VECCHIA, Fabrício Dalla. Grupos de pesquisa e suas interferências na formação de professores de música. In: SHIGUNOV NETO, Alexandre; SILVA, André Coelho da; FORTUNATO, Ivan (Org.). Educação Musical: reflexões sobre ensino e pesquisa. 1. ed. São Paulo: Edições Hipótese, 2017. v. 1, p. 105-122.

BRAGA, Simone Marques; SILVA, Lais de Souza; MAGALHAES, Julia da Silva.; OLIVEIRA, Eliabe Amorim. Juventude(s) e pesquisa: verificação de práticas pedagógicas no ensino de música na escola. In: CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO MUSICAL DE SOBRAL, 4., 2019, Sobral (CE). Anais eletrônicos […] Sobral: Universidade Federal do Ceará, 2019. p. 105-113. Disponível em: https://ciems.files.wordpress.com/2020/04/anais-iv-ciems1-2.pdf. Acesso em: 26 mai. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 25 mai. 2022.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

IBGE. Feira de Santana. 2021a. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ba/feira-de-santana/panorama. Acesso em: 07 de out. 2021.

IBGE. Sobral. 2021b. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/ce/sobral.html. Acesso em: 14 de jul. 2021.

INEP. Sinopse estatística da Educação Básica. 2020. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/sinopses-estatisticas/educacao-basica. Acesso em: 07 de out. 2021.

PREFEITURA DE SOBRAL. Concurso Público de Provas e Títulos: Edital Nº 04/2018 – SECOG/PMS, de 12 de Julho de 2018. Sobral, CE, 2018. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1qksk2_KRy1T9IepygSI6VOZySRluJRCB/view. Acesso em: 08 set. 2021.

SILVA, Lais de Souza; TORRES, Paulo Roberto Simões; BRAGA, Simone Marques. A pesquisa em música e a formação e atuação do professor na escola. In: Encontro Regional Nordeste da Associação Brasileira de Educação Musical, 15., 2020, Formato Virtual. Anais Eletrônicos […] ABEM, 2020. v. 4. Disponível em: http://abem-submissoes.com.br/index.php/regnd2020/nordeste/paper/viewFile/551/238. Acesso em: 26 mai. 2022.

Published

30-07-2022

How to Cite

BENVENUTO, J. E. A.; WESTERMANN, B.; BRAGA, S. M. Music at School: a comparative study in the cities of Feira de Santana-BA and Sobral-CE. Diálogos Sonoros, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–23, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/dialogossonoros/article/view/28351. Acesso em: 22 dec. 2024.

Issue

Section

Artigos