Música na Escola
um estudo comparativo nos municípios de Feira de Santana-BA e Sobral-CE
Palabras clave:
Ensino de música escolar, Música na Educação Básica, Música na Escola PúblicaResumen
Este artigo relata uma ação de pesquisa que teve como objetivo principal elaborar um levantamento comparativo em torno das características e condições do ensino de Arte/Música nas escolas públicas das cidades de Feira de Santana (BA) e de Sobral (CE). Os objetivos específicos visaram mapear as iniciativas de ensino de música nas redes públicas dos dois municípios e; verificar as condições físicas e humanas para o desenvolvimento de práticas musicais curriculares nas escolas. O instrumento de coleta de dados foi o questionário, o qual foi aplicado com os docentes de Arte de ambas as cidades, tendo uma amostra reduzida devido às dificuldades de coleta ocasionadas pela pandemia da COVID-19. Ainda assim, a análise comparativa das respostas obtidas permitiu levantar hipóteses que podem nortear pesquisas futuras, relativas ao espaço da Arte na organização dos currículos na Educação Básica e nos Projetos Pedagógicos das Escolas; à falta de formação adequada dos professores e professoras que atuam nesses componentes curriculares e; a demanda por formação continuada em Música.
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Citas
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