Reforma do Ensino Médio e BNCC-EM à luz da Teoria Histórico-crítica de Dermeval Saviani
Palabras clave:
Base Nacional Comum Curricular, Lei n. 13.415/2017, Novo Ensino MédioResumen
O artigo objetiva apresentar dados de uma pesquisa que verificou em que medida as ideias da Pedagogia Histórico-crítica se aproximaram/distanciaram dos documentos que embasaram e materializaram a reforma do ensino médio. Para isso, se propôs a estudar os referenciais que subsidiaram a reforma do ensino médio e pontuar possíveis contribuições da Pedagogia Histórico-crítica para o currículo. Como metodologia, foi realizada uma pesquisa documental estudada por meio de uma análise de conteúdo. Os resultados apontam que o Novo Ensino Médio, aliado à Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio, representam a recomposição dos mecanismos de manutenção das classes dominantes com a flexibilização do currículo norteado por competências, itinerários formativos, e projeto de vida, um ensino pseudocientífico e antidemocrático composto majoritariamente por elementos da pedagogia nova e tecnicista.
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Citas
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