O “Esboço Crítico de uma Biblioteca Musical” (1768), de Johann Adam Hiller

autoridade, gosto e repertório no norte alemão na segunda metade do século XVIII

Autores

Palavras-chave:

História do livro, Ideal da Biblioteca Perfeita, Retórica musical, Estilos musicais do século XVIII, Johann Adam Hiller

Resumo

Este artigo examina o texto Kritischer Entwurf einer musikalischen Bibliothek [“Esboço crítico de uma biblioteca musical”], publicado por Johann Adam Hiller (1728-1804) ao longo de 1768 em sua revista Wöchentliche Nachrichten und Anmerkungen die Musik betreffend [“Notícias semanais e observações concernentes à música”]. Trata-se de uma lista comentada de obras teóricas e composições exemplares, voltada à formação do gosto musical entre os diletantes do norte alemão. O estudo considera o papel retórico dos catálogos como forma de autoridade, os critérios de seleção adotados por Hiller, e sua vinculação ao pensamento iluminista reformado e à tradição musical germânica. Argumenta-se que o ideal de uma Biblioteca, entendido aqui como um conceito de matriz ciceroniana, resume a noção de uma coleção de obras totalizante, mas não total, constituída por obras modelares nos assuntos a que se propõe abranger.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mônica Lucas, Universidade de São Paulo - USP

Doutora em Música pela Universidade Estadual de Campinas. Pós-doutorado em Música pela Universidade de São Paulo.  Bacharelado em Música pela Universidade de São Paulo. Professora no Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).

Marcus Held, Universidade de São Paulo - USP

Doutor e Mestre em Musicologia pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Pós-Doutorado no Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP).

Referências

ASPER, Markus. Katalog. In: Historisches Wörterbuch der Rhetorik. Tübingen: Max Niemeyer, 1998. v. 4, p. 916.

BARBIER, Frédéric. A Europa de Gutenberg: o livro e a invenção da modernidade ocidental. Tradução de Gilson César Cardoso de Sousa. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2018.

BAUMANN, Thomas. North Germany. In: Zaslaw, Neal. The Classical Era. London: Norton, 1989. p. 240-67. Disponível em: http://library.lol/main/923811B3963F0CAB2D431570CE8D4E00. Acesso em: 3 ago. 2024.

DAHLHAUS, Carl. Musikästhetik. Köln: H. Gerig, 1967.

GILMAN, Daniel. Hiller, Johann Adam. In: New International Encyclopedia. New York: Dodd, Mead, 1905.

HILLER, Johann Adam. Kritischer Entwurf einer musikalischen Bibliothek. In: HILLER, Johann Adam (ed.). Wöchentliche Nachrichten und Anmerkungen an die Musik betreffend. Leipzig: Verlag der Zeitungs-Expedition, 1768. v. 11 -7; v.2, 9-12; v.3, 17-20; v.4, 25-29; v.5, 22-26; v.7, 49-53; v.8, 57-63; v.9, 65-68; v. 10, 73-77; v.11, 81-85; v. 13, v. 97-99; v. 14, 103-108, 1768. Disponível em: https://reader.digitale-sammlungen.de/de/fs1/object/display/bsb10271143_00007.html. Acesso em: 10 ago. 2024.

HOSLER, Bellamy. Changing Aesthetic Views of Instrumental Music in 18th-Century Germany. Ann Arbor, MI: UMI Research Press, 1981.

LESSMANN, Benedikt. “Batteux „mit beträchtlichen Zusätzen“: Translation und Transfer der Nachahmungstheorie in der deutschen Musikästhetik der zweiten Hälfte des 18. Jahrhunderts. In: Archiv für Musikwissenschaft, v. 76, n. 2., p. 80-97, 2019. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/pdf/45176214.pdf?refreqid=fastly-default%3Ada809fae3ab84fcf9afa537895e9d565&ab_segments=&origin=&initiator=&acceptTC=1. Acesso em: 10 ago. 2024.

MATTHESON, Johann. Der vollkommene Capellmeister. Hamburg: Christian Herold, 1739. Disponível em: https://www.digitale-sammlungen.de/de/view/bsb10212373. Acesso em: 6 ago. 2024.

MATTHESON, Johann. O mestre-de-capela perfeito [“Der vollkommene Capellmeister”]. In: PASCHOAL, Stéfano. Tradução crítica de “O mestre-de-capela perfeito”. Pós-doutorado - Universidade de São Paulo. São Paulo, 2017.

MORROW, Mary Sue. German music criticism in the 18th century. Cambridge: Cambridge University Press, 1997.

PASCHOAL, Stéfano. Tradução crítica de “O mestre-de-capela perfeito”. Pós-doutorado - Universidade de São Paulo. São Paulo, 2017.

PEISER, Karl. Johann Adam Hiller: Ein Beitrag zur Musikgeschichte des 18.Jahrhunderts. Leipzig: Zentralantiquariat, 1979.

TOMÁS, Lia. À procura da música sem sombra: Chabanon e a autonomia da música no século XVIII. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011.

VOLTAIRE. Goût. In: DIDEROT, Denis; D’ALEMBERT, Jean le Rond (dir.). Enciclopédia: o sistema dos conhecimentos [1756-1776]. Tradução de Maria das Graças de Souza, Pedro Paulo Pimenta, Fábio Yasoshima, Luís Fernandes do Nascimento e Thomaz Kawauche. São Paulo: Editora Unesp, 2015.

Publicado

11-08-2025

Como Citar

LUCAS, Mônica; HELD, Marcus. O “Esboço Crítico de uma Biblioteca Musical” (1768), de Johann Adam Hiller: autoridade, gosto e repertório no norte alemão na segunda metade do século XVIII. Diálogos Sonoros, [S. l.], v. 3, p. 1–13, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/dialogossonoros/article/view/39652. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Dossiê: Música e Retórica no Antigo Regime