O “Esboço Crítico de uma Biblioteca Musical” (1768), de Johann Adam Hiller
autoridade, gosto e repertório no norte alemão na segunda metade do século XVIII
Mots-clés :
História do livro, Ideal da Biblioteca Perfeita, Retórica musical, Estilos musicais do século XVIII, Johann Adam HillerRésumé
Este artigo examina o texto Kritischer Entwurf einer musikalischen Bibliothek [“Esboço crítico de uma biblioteca musical”], publicado por Johann Adam Hiller (1728-1804) ao longo de 1768 em sua revista Wöchentliche Nachrichten und Anmerkungen die Musik betreffend [“Notícias semanais e observações concernentes à música”]. Trata-se de uma lista comentada de obras teóricas e composições exemplares, voltada à formação do gosto musical entre os diletantes do norte alemão. O estudo considera o papel retórico dos catálogos como forma de autoridade, os critérios de seleção adotados por Hiller, e sua vinculação ao pensamento iluminista reformado e à tradição musical germânica. Argumenta-se que o ideal de uma Biblioteca, entendido aqui como um conceito de matriz ciceroniana, resume a noção de uma coleção de obras totalizante, mas não total, constituída por obras modelares nos assuntos a que se propõe abranger.
Téléchargements
Références
ASPER, Markus. Katalog. In: Historisches Wörterbuch der Rhetorik. Tübingen: Max Niemeyer, 1998. v. 4, p. 916.
BARBIER, Frédéric. A Europa de Gutenberg: o livro e a invenção da modernidade ocidental. Tradução de Gilson César Cardoso de Sousa. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2018.
BAUMANN, Thomas. North Germany. In: Zaslaw, Neal. The Classical Era. London: Norton, 1989. p. 240-67. Disponível em: http://library.lol/main/923811B3963F0CAB2D431570CE8D4E00. Acesso em: 3 ago. 2024.
DAHLHAUS, Carl. Musikästhetik. Köln: H. Gerig, 1967.
GILMAN, Daniel. Hiller, Johann Adam. In: New International Encyclopedia. New York: Dodd, Mead, 1905.
HILLER, Johann Adam. Kritischer Entwurf einer musikalischen Bibliothek. In: HILLER, Johann Adam (ed.). Wöchentliche Nachrichten und Anmerkungen an die Musik betreffend. Leipzig: Verlag der Zeitungs-Expedition, 1768. v. 11 -7; v.2, 9-12; v.3, 17-20; v.4, 25-29; v.5, 22-26; v.7, 49-53; v.8, 57-63; v.9, 65-68; v. 10, 73-77; v.11, 81-85; v. 13, v. 97-99; v. 14, 103-108, 1768. Disponível em: https://reader.digitale-sammlungen.de/de/fs1/object/display/bsb10271143_00007.html. Acesso em: 10 ago. 2024.
HOSLER, Bellamy. Changing Aesthetic Views of Instrumental Music in 18th-Century Germany. Ann Arbor, MI: UMI Research Press, 1981.
LESSMANN, Benedikt. “Batteux „mit beträchtlichen Zusätzen“: Translation und Transfer der Nachahmungstheorie in der deutschen Musikästhetik der zweiten Hälfte des 18. Jahrhunderts. In: Archiv für Musikwissenschaft, v. 76, n. 2., p. 80-97, 2019. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/pdf/45176214.pdf?refreqid=fastly-default%3Ada809fae3ab84fcf9afa537895e9d565&ab_segments=&origin=&initiator=&acceptTC=1. Acesso em: 10 ago. 2024.
MATTHESON, Johann. Der vollkommene Capellmeister. Hamburg: Christian Herold, 1739. Disponível em: https://www.digitale-sammlungen.de/de/view/bsb10212373. Acesso em: 6 ago. 2024.
MATTHESON, Johann. O mestre-de-capela perfeito [“Der vollkommene Capellmeister”]. In: PASCHOAL, Stéfano. Tradução crítica de “O mestre-de-capela perfeito”. Pós-doutorado - Universidade de São Paulo. São Paulo, 2017.
MORROW, Mary Sue. German music criticism in the 18th century. Cambridge: Cambridge University Press, 1997.
PASCHOAL, Stéfano. Tradução crítica de “O mestre-de-capela perfeito”. Pós-doutorado - Universidade de São Paulo. São Paulo, 2017.
PEISER, Karl. Johann Adam Hiller: Ein Beitrag zur Musikgeschichte des 18.Jahrhunderts. Leipzig: Zentralantiquariat, 1979.
TOMÁS, Lia. À procura da música sem sombra: Chabanon e a autonomia da música no século XVIII. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011.
VOLTAIRE. Goût. In: DIDEROT, Denis; D’ALEMBERT, Jean le Rond (dir.). Enciclopédia: o sistema dos conhecimentos [1756-1776]. Tradução de Maria das Graças de Souza, Pedro Paulo Pimenta, Fábio Yasoshima, Luís Fernandes do Nascimento e Thomaz Kawauche. São Paulo: Editora Unesp, 2015.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Diálogos Sonoros 2025

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale 4.0 International.
A revista está licenciada sob a licença Creative Commons Atribuição – Não comercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0) que concede aos usuários a permissão para ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir ou referenciar o texto integral dos artigos sem solicitar previamente a autorização dos editores ou autores.
Português (Brasil)
English
Español (España)
Français (Canada)
