O cortesão e a dança

Auteurs-es

Mots-clés :

Cortesão, Dança da Renascença, Orquesografia

Résumé

Este artigo explora a importância da dança renascentista no contexto cortesão, com ênfase na Orquesografia, tratado de danças de Thoinot Arbeau, publicado em Langres, França, em 1589. Inicialmente, traça-se um panorama sobre o resgate dessas danças para, em seguida, contextualiza-se a sua prática no universo cortesão renascentista, até o surgimento dos primeiros tratados de dança. Em seguida, apresenta-se um inventário conciso dos principais tratados sobre a arte da dança, produzidos entre a segunda metade do século XV e a primeira metade do XVII. Por fim, o artigo oferece um resumo do conteúdo da Orquesografia, destacando os trechos mais relevantes do tratado. Ao analisar como as danças renascentistas se integravam à etiqueta e aos valores da corte, no século XVI, o estudo revela o papel essencial dessas práticas na formação social e cultural da nobreza da época, demonstrando sua relevância histórica.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Mário Orlando Mendes Guimarães, Universidade Federal Fluminense, UFF

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986), mestrado em Música Medieval e Renascentista pelo Early Music Program - Sarah Lawrence College EUA (1989). Ingressou no doutorado da ECA/USP em 2022, no programa de musicologia, com o trabalho intitulado: Um estudo crítico sobre a dança renascentista, fundamentado na Orquesografia de Thoinot Arbeau (1589). Na Universidade Federal Fluminense atua junto ao conjunto Música Antiga da UFF, especializado na execução musical de peças da Idade Média e do Renascimento, desde 1984. Realiza oficinas de viola da gamba, de danças da renascença e de prática de conjunto.

Références

ARBEAU, Thoinot. Orchésographie et traicté en forme de dialogue ... Langres: Des Preys, 1589. Disponível em: http://gallica.bnf.fr/ark:/12148/btv1b8610761x.r=Thoinot+Arbeau.langPT. Acesso em 28 mai. 2022.

ARENA, Antonius. Ad suos compagnones studiantes... Paris [Lyon]: Champion, [1531].

CAMPOS, Maria Alexandra Mendes Ribeiro Canaveira de. Tratados de dança em Portugal no século XVIII. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências Musicais) – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, 2014. Disponível em: http://hdl.handle.net/10362/11979. Acesso em: 13 ago. 2025.

CAROSO, Fabritio. Il Ballarino. Venetia: Ziletti,1581.

Disponível em: https://imslp.org/wiki/Special:IMSLPImageHandler/68391%2Foefc. Acesso em: 30 mar. 2023.

CASTIGLIONE, Baldassare. Il Libro del Corteggiano. Venetia: Aldo Manuccio, 1528.

CASTIGLIONE, Baldassare. O Cortesão. Tradução de Carlos Nilson Moulin Louzada. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

CORNAZZANO, Antonio. The Book on the Art of Dancing = Libro Dell’arte Del Danzare. Tradução de Madeleine Inglehearn e Peggy Forsith. London: Noverre Press, 2011. Manuscrito disponível na Biblioteca Apostolica Vaticana, Codice Capponiano 203.

GRESLEY, Cherwell thy wyne (show your joy): Dances of fifteenth-century England from the Gresley manuscript. London: Dolmetsch Historical Dance Society, 2013 [ca. 1500].

GUIMARÃES, Mário Orlando Mendes. Um estudo crítico sobre as danças renascentistas, fundamentado na Orquesografia de Thoinot Arbeau (1589). 2025. Tese (Doutorado em Música) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2025. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27157/tde-22012025-125958/publico/MarioOrlandoMendesGuimaraesoriginalPPGMUS13551191.pdf. Acesso em: 13 ago. 2025.

GUIMARÃES, Mário Orlando Mendes; LUCAS, Monica Isabel. Descrição e uso de instrumentos musicais na Orchésographie, de Thoinot Arbeau (1589). Revista Cidade Nuvens, Crato, v. 1, n. 9, p. 163-172, maio/jun. 2024. Disponível em: http://revistas.urca.br/index.php/rcn/issue/view/42/7. Acesso em: 13 ago. 2025.

KENDALL, G. Yvonne. Le Gratie d'Amore 1602 by Cesare Negri: Translation and Commentary. Califórnia, Estados Unidos: Stanford University, 1985. 2 v. Tese de doutorado.

NEGRI, Cesare. Nuove inventioni di balli. Milano: Bordone, 1604. Disponível em: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k135195k.r=NEGRI%2C%20Cesare.%20Nuove%20inventioni%20di%20balli?rk=21459;2. Acesso em: 13 ago. 2025.

PERRENET, Pierre. Etienne Tabourot, sa famille et son temps. Dijon: Raisant, 1926. Disponível em: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k97679829. Acesso em: 4 mai. 2022.

PIACENZA, Domenico. De arte saltandi et choreas ducendi. Ravenna: Longo, 2014 [ca. 1450-1460]. Edição e comentários Patrizia Procopio.

PISAURIENSIS, Guglielmus Hebraeus. De practica seu arte tripudii. 1463.

Disponível em: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/btv1b105278918/f4.item. Acesso em: 28 mar. 2023.

PLAYFORD, John. The Dancing Master. London: John Walsh, 1651.

Disponível em: https://imslp.org/wiki/The_Dancing_Master_(Playford,_John). Acesso em: 12 fev. 2023.

Publié-e

23-08-2025

Comment citer

GUIMARÃES, Mário Orlando Mendes. O cortesão e a dança. Diálogos Sonoros, [S. l.], v. 3, p. 1–19, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/dialogossonoros/article/view/39152. Acesso em: 5 déc. 2025.

Numéro

Rubrique

Dossiê: Música e Retórica no Antigo Regime