O olhar da criança sobre si mesma

Autores

  • Márcia Maria Gurgel Ribeiro Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Resumo

Esse trabalho trata de questões referentes à identidade, criança e escola. Busca compreender os processos que envolvem a constituição da identidade pessoal, a partir das imagens que a criança expressa sobre ela mesma. Tenta apreender como as relações estabelecidas pela criança na escola, contribuem para a constituição das identidades. Inclui elementos do grupo familiar e das experiências sociais de cada criança. Inicialmente, busca entender e definir o que é uma identidade pessoal. A partir dessa busca delineiam-se as seguintes questões: como a família e a escola, mediadores na formação das identidades, contribuem para seu processo de construção? Esse processo imprime diferenciações nos resultados da escolaridade? Baseada em estudos de orientação etnográfica, realiza observações e entrevistas semi-diretivas com alunos, professores e pais ou responsáveis pelos alunos. Verifica, através das falas dos/sobre os alunos, que as múltiplas interações sociais estabelecidas pela criança dão-lhe singularidade e, ao mesmo tempo, marcam o grupo na sala de aula como extremamente heterogêneo. A participação dos alunos nas atividades escolares ocorre de forma diferenciada, incluindo conteúdos das experiências sociais e culturais.

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Publicado

15-12-1998

Como Citar

Ribeiro, M. M. G. (1998). O olhar da criança sobre si mesma. Revista Educação Em Questão, 8(1), 100–120. Recuperado de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/10112

Edição

Seção

Artigos