Educação e Democracia:

os desafios das Universidades Públicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2019v57n52ID17150

Palavras-chave:

Instituições Federais de Ensino Superior. Democracia. Educação. Complexidade.

Resumo

O artigo expõe alguns cenários das sociedades atuais no que diz respeito à universalização do sistema capitalista por meio da imposição de um modelo monocultural e produtivista (Vandana Shiva; Claude Lévi-Strauss; Isabelle Stengers). No interior desse processo, a educação formal e a gestão acadêmica dos conhecimentos e das ciências têm se distanciado de seus ideários mais nobres no que tange a uma formação integral dos cidadãos: o cultivo da inteligência e da criatividade para imaginar e construir um mundo mais justo e marcado pela diversidade de formas de ser e viver. Somente pela recusa ao modelo empresarial-produtivista, que compromete a imaginação radical (Nuccio Ordine; Norval Baitello Júnior), as universidades públicas poderão reencontrar o lugar que as distingui das universidades-empresas. As universidades públicas podem e devem ultrapassar o processo exclusivamente técnico-científico de formação para o mercado que leva a uma regressão da democracia (Edgar Morin). 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, Maria da Conceição. Complexidade e cosmologias da tradição. Belém: EDUEPA; UFRN; PPGCS, 2001.

ATLAN, Henri. O útero artificial. Rio de janeiro: Editora Fiocruz, 2006.

BAITELLO JÚNIOR, Norval. A carta, o abismo, o beijo: os ambientes de imagens entre o artístico e o midiático. São Paulo: Paulus, 2018.

BAITELLO JÚNIOR, Norval. A serpente, a maçã e o holograma: esboços para uma teoria da mídia. São Paulo: Paulus, 2010.

CYRULNIK, Boris. Memória de macaco e palavras de homem. Lisboa: Instituto Piaget, 1993.

DYSON, Freeman. Mundos imaginados. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000.

Morin, Edgar. Para sair do século XX. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.

Morin, Edgar. O enigma do homem: para uma nova antropologia. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1979.

Morin, Edgar. O método III: o conhecimento do conhecimento. Lisboa: Publicações Europa-América, 1989.

MORIN, Edgar; LEFORT, Claude; CASTORIADIS, Cornelius. Maio de 68: a brecha. São Paulo: Autonomia literária, 2018.

ORDINE, N. A utilidade do inútil: um manifesto. Rio de Janeiro: Zahar, 2016.

STENGERS, Isabelle. No tempo das catástrofes: resistir à barbárie que se aproxima. São Paulo: Cosac Naify, 2015.

SHIVA, Vandana. Monoculturas da mente: perspectivas da biodiversidade e da biotecnologia. São Paulo: Gaia Brasil, 2003.

STEINER, George. Nostalgia do absoluto. Lisboa: Relógio D’Agua Editores, 2003.

Publicado

21-03-2019

Como Citar

Almeida, M. da C. de. (2019). Educação e Democracia:: os desafios das Universidades Públicas. Revista Educação Em Questão, 57(52). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2019v57n52ID17150

Edição

Seção

Artigos