Educação e Democracia:

os desafios das Universidades Públicas

Palavras-chave: Instituições Federais de Ensino Superior. Democracia. Educação. Complexidade.

Resumo

O artigo expõe alguns cenários das sociedades atuais no que diz respeito à universalização do sistema capitalista por meio da imposição de um modelo monocultural e produtivista (Vandana Shiva; Claude Lévi-Strauss; Isabelle Stengers). No interior desse processo, a educação formal e a gestão acadêmica dos conhecimentos e das ciências têm se distanciado de seus ideários mais nobres no que tange a uma formação integral dos cidadãos: o cultivo da inteligência e da criatividade para imaginar e construir um mundo mais justo e marcado pela diversidade de formas de ser e viver. Somente pela recusa ao modelo empresarial-produtivista, que compromete a imaginação radical (Nuccio Ordine; Norval Baitello Júnior), as universidades públicas poderão reencontrar o lugar que as distingui das universidades-empresas. As universidades públicas podem e devem ultrapassar o processo exclusivamente técnico-científico de formação para o mercado que leva a uma regressão da democracia (Edgar Morin). 

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Publicado
21-03-2019
Como Citar
Almeida, M. da C. de. (2019). Educação e Democracia:. Revista Educação Em Questão, 57(52). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2019v57n52ID17150
Seção
Artigos