Formação contínua centrada na escola e desenvolvimento profissional docente:

um estudo de caso

Autores

  • Pedro Ribeiro Mucharreira Universidade de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2016v54n42ID10952

Palavras-chave:

Formação de professores, Formação centrada na escola, Desenvolvimento profissional docente

Resumo

O presente artigo apresenta resultados parciais de uma investigação em torno do papel da formação contínua, centrada na escola, no desenvolvimento profissional docente. A investigação decorreu numa escola privada nos arredores de Lisboa, em Portugal. O objetivo central foi o de analisar o papel da formação contínua de professores, centrada no contexto específico da escola que se constituiu como campo de estudo, no estabelecimento de uma comunidade de aprendizagem e promotora de desenvolvimento profissional docente. Em termos metodológicos recorreu-se a entrevistas semi-estruturadas a 20 indivíduos que se consideraram informantes-chave, como professores, chefias de topo e intermédias, bem como formadores internos e externos. As principais conclusões da investigação apontam no sentido de um efetivo estabelecimento de uma comunidade de aprendizagem, que reflete na e sobre a prática, mas onde é relevado o tempo como principal constrangimento no âmbito da planificação e consequente implementação das ações de formação.

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Publicado

15-12-2016

Como Citar

Mucharreira, P. R. (2016). Formação contínua centrada na escola e desenvolvimento profissional docente:: um estudo de caso. Revista Educação Em Questão, 54(42), 38–64. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2016v54n42ID10952

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Artigos