A relação do docente com o saber e com o ensinar
DOI:
https://doi.org/10.21680/1981-1802.2022v60n63ID29415Palavras-chave:
Docente, Aprendizagem, Relação com o saber, Relação com o ensinarResumo
Este estudo filia-se ao campo de investigação sobre a noção da relação com o saber, desenvolvida por Charlot (2000) e sua equipe de pesquisa. As problematizações têm como foco compreender os sentidos atribuídos pelos docentes de Língua Portuguesa que atuam na Educação Básica ao processo de ensinar, evocando seus desejos, medos, percepções. Como procedimento metodológico, foi realizada pesquisa de campo, utilizando um instrumento com questões abertas. A partir dessas, emergiram narrativas docentes, que foram analisadas e interpretadas sob o viés da Análise Textual Discursiva de Moraes (2003). Desse processo, surgiram duas categorias: a) o professor e a paixão de ensinar e de aprender; b) ensinar Língua Portuguesa: a arte de modelar as palavras. Nesse sentido, os resultados obtidos evidenciam que compreender a relação do docente com o ensinar pressupõe entender a relação com o saber, em suas diferentes dimensões.
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