A relação do docente com o saber e com o ensinar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2022v60n63ID29415

Palavras-chave:

Docente, Aprendizagem, Relação com o saber, Relação com o ensinar

Resumo

Este estudo filia-se ao campo de investigação sobre a noção da relação com o saber, desenvolvida por Charlot (2000) e sua equipe de pesquisa. As problematizações têm como foco compreender os sentidos atribuídos pelos docentes de Língua Portuguesa que atuam na Educação Básica ao processo de ensinar, evocando seus desejos, medos, percepções. Como procedimento metodológico, foi realizada pesquisa de campo, utilizando um instrumento com questões abertas. A partir dessas, emergiram narrativas docentes, que foram analisadas e interpretadas sob o viés da Análise Textual Discursiva de Moraes (2003). Desse processo, surgiram duas categorias: a) o professor e a paixão de ensinar e de aprender; b) ensinar Língua Portuguesa: a arte de modelar as palavras. Nesse sentido, os resultados obtidos evidenciam que compreender a relação do docente com o ensinar pressupõe entender a relação com o saber, em suas diferentes dimensões.

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Biografia do Autor

Bernard Charlot , Universidade Federal de Sergipe

Doutor em Educação ("doctorat d'État", equivalente a Doutorado e Livre-docência) - Universidade de Paris X Nanterre, 1985 (doutorado revalidado pela UFRGS, Brasil). Professor Titular Emérito da Universidade Paris 8 (França). Atualmente, é Professor Voluntário na Universidade Federal de Sergipe (Brasil), onde é membro do curso de Pós-Graduação em Educação (PPGED) e co-líder do Grupo de pesquisa CNPq Educação e Contemporaneidade (EDUCON). Principais temas de pesquisa nos últimos anos: a relação dos alunos com o saber e a escola; Educação ou Barbárie. Publicou ou organizou 22 livros e numerosos capítulos, artigos, relatórios, publicados ou traduzidos em 18 países. Já orientou dezenas de mestrados e doutorados (na França, no Brasil, na Argentina) e supervisionou vários pós-doutorados (na França e no Brasil). Foi Professor Assistente da Universidade de Tunes (Tunísia), Professor Titular da Universidade Paris 8 (França), Professor-Visitante da Universidade Federal de Sergipe (Brasil), Professor Visitante Catedrático da Universidade de Porto (Portugal). Doutor Honoris Causa da Universidade de Patras (Grécia) e da Universidade Federal de Pernambuco.

Carla Roberta Sasset Zanette, Universidade de São Paulo

Doutora do curso de Pós-Graduação em Educação (UCS/2016), na Linha de Pesquisa História e Filosofia da Educação, desenvolvendo a pesquisa intitulada "Relação do docente com o saber: sentidos atribuídos aos referenciais curriculares e ao ensinar no cotidiano escolar", sob orientação da Profª Drª Nilda Stecanela (UCS) e coorientação do professor Bernard Charlot, da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Bolsista CAPES/PROSUC. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Educação e Contemporaneidade (EDUCON)Mestra em Educação, na linha de pesquisa Linguagem e Tecnologia, pela Universidade de Caxias do Sul (2015). Possui graduação em Letras pela Universidade de Caxias do Sul (1998) -Licenciatura Plena em Língua e Literatura da Língua Portuguesa e Língua e Literatura da Língua Inglesa. Especialização em Língua Portuguesa. Tem experiência como docente de Língua Portuguesa e Inglesa para alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental em escolas da Rede Municipal de Ensino de Caxias do Sul. Atualmente exerce a função de Diretora Pedagógica na Secretaria Municipal da Educação.

Nilda Nilda Stecanela, Universidade de Caxias do Sul

Nilda Stecanela é doutora e mestre em educação pela UFRGS, desenvolveu a pesquisa de tese: "Jovens e cotidiano: trânsitos pelas culturas juvenis e pela escola da vida", tomando a dimensão não-escolar da educação em diálogo entre a sociologia da educação e da juventude. Fez estágio de doutorado no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa e estudou a sociologia da vida cotidiana como perspectiva metodológica. É professora aposentada da RME de Caxias do Sul onde atuou como professora, diretora e coordenadora pedagógica, além da gestão nas políticas educacionais locais. Foi membro do Conselho Municipal de Educação de Caxias do Sul. Exerceu a função de diretora do Centro de Filosofia e Educação e compôs o Comitê de Pesquisa das Ciências Humanas. É docente no Programa de Pós-graduação em Educação e coordena o Observatório de Educação da UCS

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Publicado

04-08-2022

Como Citar

Charlot , B., Sasset Zanette, C. R. ., & Nilda Stecanela, N. (2022). A relação do docente com o saber e com o ensinar. Revista Educação Em Questão, 60(64). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2022v60n63ID29415

Edição

Seção

Artigos