O cotidiano do aluno trabalhador: uma "nova" abordagem para o ensino da língua portuguesa no curso supletivo

Autores

  • Luzimar de Sousa e Silva
  • Maria Doninha de Almeida
  • Maria Júlia de Paiva Almeida

Resumo

Os procedimentos metodológicos adotados pelos pesquisadores nos trabalhos de caracterização da clientela educacional, em sua maioria, não ultrapassam o uso do dado como fenômeno desligado das determinações contextuais que geram a condição de vida e as experiências dos pesquisados. A utilização de tais resultados torna-se limitada, dependendo, ainda, de uma sistematização posterior. Trabalhos de caracterização que têm como objetivo subsidiar o processo propriamente pedagógico devem culminar com um resultado que propicie a sua utilização imediata por parte de professores e alunos, e, em se tratando de aluno do supletivo, a preocupação primeira deve ser a valorização das experiências adquiridas no contexto do seu cotidiano. isto porque o mínimo que a escola deve fazer é criar condições para que nela o aluno adulto encontre explicações científicas sobre o conteúdo que configura o seu cotidiano.

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Publicado

15-12-1992

Como Citar

Silva, L. de S. e, Almeida, M. D. de, & Almeida, M. J. de P. (1992). O cotidiano do aluno trabalhador: uma "nova" abordagem para o ensino da língua portuguesa no curso supletivo. Revista Educação Em Questão, 4(1/2), 31–48. Recuperado de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/11302

Edição

Seção

Artigos