Ensino Secundário e TIC:

uma reflexão sobre a Educação em Portugal

Autores

  • Solange Vera Nunes de Lima D’água Universidade Estadual Paulista
  • Bento Duarte da Silva Universidade do Minho
  • Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2017v55n44ID12211

Palavras-chave:

Ensino secundário, TIC, Integração, Políticas públicas

Resumo

Este artigo apresenta parte de pesquisa realizada em estágio de pós-doutoramento cujo objetivo foi analisar as políticas públicas relacionadas ao Ensino Secundário e ao uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) em Portugal. Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada por meio de estudo documental e bibliográfico que apresenta, além de conciso histórico da integração das tecnologias na educação em relação aos programas realizados no Ensino Secundário de Portugal, dados extraídos do Observatório de Trajectos dos Estudantes do Ensino Secundário do Gabinete de Estatística e Planeamento da Educação (Otes/Gepe), que ampliam o campo de análise. Os resultados indicam a importância do apetrechamento tecnológico disponibilizado nas escolas como resultante de políticas públicas, a relevante participação da universidade na formação contínua de professores e a importância de ações relacionadas à valorização da cultura digital entre os professores e alunos da escola públicaEste artigo apresenta parte de pesquisa realizada em estágio de pós-doutoramento cujo objetivo foi analisar as políticas públicas relacionadas ao Ensino Secundário e ao uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) em Portugal. Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada por meio de estudo documental e bibliográfico que apresenta, além de conciso histórico da integração das tecnologias na educação em relação aos programas realizados no Ensino Secundário de Portugal, dados extraídos do Observatório de Trajectos dos Estudantes do Ensino Secundário do Gabinete de Estatística e Planeamento da Educação (Otes/Gepe), que ampliam o campo de análise. Os resultados indicam a importância do apetrechamento tecnológico disponibilizado nas escolas como resultante de políticas públicas, a relevante participação da universidade na formação contínua de professores e a importância de ações relacionadas à valorização da cultura digital entre os professores e alunos da escola pública.

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Publicado

26-07-2017

Como Citar

D’água, S. V. N. de L., Silva, B. D. da, & Almeida, M. E. B. de. (2017). Ensino Secundário e TIC:: uma reflexão sobre a Educação em Portugal. Revista Educação Em Questão, 55(44), 191–215. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2017v55n44ID12211

Edição

Seção

Artigos