Carreira num call center

a realidade portuguesa

Autores

  • Maria da Conceição Pereira Ramos
  • Ana de Fátima Rodrigues Afonso

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2017v55n45ID12746

Palavras-chave:

Call center. Carreira. Emprego dos jovens.

Resumo

Atualmente, muitos jovens adultos com bastantes qualificações são excluídos do mercado de trabalho por este não estar adaptado às suas qualificações (BONO, 2000). O mercado dos call centers tem ocupado uma posição de destaque na geração de novos postos de trabalho (SILVA, 2006), onde muitos dos jovens que lá ingressam esperam que seja temporário, de passagem, enquanto não encontram um trabalho melhor (LOUÇÃ, 2012). No entanto, o temporário torna-se, por vezes, longo, devido às restrições atuais do mercado de trabalho, levando os trabalhadores a permanecer, contrato após contrato, adaptando-se como podem aos ritmos e exigências da profissão, e suportando a desvalorização social e o estigma sobre o trabalho que realizam e, assim, seguindo carreira (LOUÇÃ, 2012; ROQUE, 2013). Deste modo, surge o interesse de refletir acerca dos motivos que levam esses trabalhadores a desenvolver carreira num call center.

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Publicado

13-09-2017

Como Citar

Ramos, M. da C. P., & Afonso, A. de F. R. (2017). Carreira num call center: a realidade portuguesa. Revista Educação Em Questão, 55(45), 74–100. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2017v55n45ID12746

Edição

Seção

Artigos