Relação intergeracional e aprendizagem docente

elementos para rediscutir a formação de professores

Autores

  • Flavia Medeiros Sarti
  • Michelle Cristina Bueno

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2017v55n45ID12752

Palavras-chave:

Desenvolvimento profissional docente. Videoconfrontação. Didática profissional.

Resumo

O artigo discute aspectos relativos à aprendizagem docente, compreendida como processo de socialização profissional. Destaca a importância das relações intergeracionais estabelecidas entre professores iniciantes (entre os quais, os estudantes das licenciaturas durante os estágios) e professores experientes em situações de ensino. Parte de resultados obtidos no âmbito de uma investigação qualitativa, que elegeu como referencial empírico o estágio supervisionado em um curso de Pedagogia. A coleta de dados ocorreu por meio de observações (com o recurso de videogravação) das aulas de uma estagiária do curso e de entrevistas semi-estruturadas (recorrendo à videoconfrontação) realizadas com a estagiária e a professora supervisora do estágio. Os dados foram analisados no que se refere ao seu conteúdo, a partir de categorias teóricas desenvolvidas por autores ligados à didática profissional e por autores que, sob outras perspectivas, também discutem o processo de desenvolvimento profissional docente. As discussões propostas ressaltam importantes lacunas no modelo de formação inicial vigente, no que se refere a sua dimensão iniciática, como parte de um processo mais amplo de socialização profissional.

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Publicado

13-09-2017

Como Citar

Sarti, F. M., & Bueno, M. C. (2017). Relação intergeracional e aprendizagem docente: elementos para rediscutir a formação de professores. Revista Educação Em Questão, 55(45), 227–253. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2017v55n45ID12752

Edição

Seção

Artigos