Teses e realidades no contexto da internacionalização da educação superior no Brasil

Autores

  • Marilia Costa Morosini Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Marilene Gabriel Dalla Corte Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2018v56n47ID14000

Palavras-chave:

Internacionalização, Expansão da educação superior, Políticas públicas

Resumo

O artigo analisa a internacionalização da educação superior no Brasil, visando estabelecer inter-relações com o contexto da produção do conhecimento e contextos emergentes. Utilizaram-se os princípios de estado de conhecimento para delinear as principais tendências da internacionalização, a partir do que sinalizam teses e dissertações disponíveis no banco de dados do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Nos trabalhos analisados, encontraram-se: os principais elementos que constituem a internacionalização da educação superior na perspectiva da expansão são: a formação de redes de pesquisa, cooperação internacional, mobilidade acadêmica e estratégias institucionais; a internacionalização da educação superior está intimamente relacionada ao fenômeno globalização; a mobilidade acadêmica contribui para o reconhecimento e a compreensão de elementos interculturais, fluxos migratórios e canais de comunicação e produção conjunta e qualificada entre países; no global sul, há forte concepção de integração regional e no global norte há priorização da internacionalização com fins econômicos.

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Publicado

12-04-2018

Como Citar

Morosini, M. C., & Corte, M. G. D. (2018). Teses e realidades no contexto da internacionalização da educação superior no Brasil. Revista Educação Em Questão, 56(47), 97–120. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2018v56n47ID14000

Edição

Seção

Artigos