Educação popular e sua renovação crítica:

um diálogo com as Epistemologias do Sul

Autores

  • Sérgio Roberto Moraes Corrêa Universidade do Estado do Pará
  • Severino Bezerra da Silva Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2018v56n47ID14004

Palavras-chave:

Educação popular, Epistemologias do Sul, Emancipação social

Resumo

O presente artigo se propõe a fazer uma reflexão teórica e epistemológica sobre a Educação Popular (EP) no contexto da sociedade contemporânea de crises e mudanças paradigmáticas, especialmente no Brasil, procurando, a partir da periferia e dos (as) oprimidos (as), estabelecer um diálogo com as Epistemologias do Sul, em particular com Boaventura Santos, a fim de colocar novas questões e sujeitos em cena e debate, para pensar os desafios da renovação crítica da educação popular e identificar os desafios da reinvenção dos processos de emancipação social. Este artigo é resultado de uma dissertação de mestrado realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ACOSTA, Alberto. O bem viver: uma oportunidade para imaginar outros mundos. Tradução: Tadeu Breda. São Paulo: Autonomia Literária/Elefante, 2016.

ARROYO, Miguel Gonzalez. Pedagogia em movimento: o que temos a aprender dos movimentos sociais? In: LIMA, Antônio Americo Biandi (Org). Trabalho e desenvolvimento na Amazônia: as experiências formativas da CUT. Porto Velho-RO. Editora Imediata, 2002.

ARROYO, Miguel Gonzalez. A educação básica e o Movimento Social do Campo. In: ARROYO, Miguel Gonzalez; FERNANDES, Bernardo Mançano. A educação básica e o Movimento Social do Campo. Brasília-DF: Articulação Nacional por uma Educação do Campo, MEC, 1999. (Coleção Por uma Educação do Campo, n. 2).

CALADO, Alder Júlio Ferreira. (Re) problematizando as concepções de educação popular. In. COSTA, Marisa Vorraber (Org.). Educação popular hoje. São Paulo: Loyola, 1998.

CALADO, Alder Júlio Ferreira. A Educação das pessoas jovens e adultas na perspectiva da educação popular: (re) problematizando termos da relação, no atual contexto sócio histórico. In: Direitos humanos X capital: potencializando a intervenção dos movimentos e organizações sociais de Base. João Pessoa: Ideia, 2003.

CALADO, Alder Júlio Ferreira. Tecendo saberes em busca de uma sociabilidade alternativa. Desafios da produção de saberes político-educativos. João Pessoa: Editora Ideia/Edições FAFICA. 2004.

CALDART, Roseli Salete; Pedagogia do movimento sem-terra. 3. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2004.

CORRÊA, Sérgio Roberto Moraes; Educação popular do campo e desenvolvimento territorial na Amazônia: Uma leitura a partir da pedagógica do Movimento dos Atingidos por Barragem (MAB). Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2007(353 pag.).

DIEGUES, Antônio Carlos (Org.). Etnoconservação da natureza: enfoques alternativos. Etnoconservação: novos rumos para proteção da natureza nos trópicos. 2. ed. São Paulo: Editora Hucitec, 2000.

DUSSEL, Enrique. 1492: o encobrimento do outro: a origem do mito da modernidade. Petrópolis-RJ: Vozes, 1993.

FLEURI, Reinaldo Matias (Org.). Educação Intercultural: desafios emergentes na perspectiva dos movimentos sociais. (Org.). Intercultura e movimentos sociais. Florianópolis. EditoraMover /Nup, 1998.

FREIRE, Paulo Reglus Neves. Pedagogia do oprimido. 17 ed. Rio de Janeiro: Editora: Paz e Terra, 1987.

FREIRE, Paulo Reglus Neves. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 15. ed. Rio de Janeiro. Editora Paz e Terra, 1992.

FREIRE, Paulo Reglus Neves. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo. Editora: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo Reglus Neves. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Editora UNESP, 2000.

GADOTTI, Moacir. Pedagogia da terra. 5. ed. São Paulo. Editora Petrópolis, 2000.

LANDER, Edgardo. Ciências sociais: saberes coloniais e eurocêntricos. In: A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Buenos Aires: Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (CLACSO), 2005. (Coleção: Biblioteca de Ciências Sociais).

MEJÍA, Marco Raúl. A transformação social: educação popular e movimentos sociais no fim do século. São Paulo: Cortez, 1996.

QUIJANO, Anibal. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In: LANDER, Edgardo (Org.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (CLACSO), 2005. (Coleção: Biblioteca de Ciências Sociais).

SANTOS, Boaventura de S; MENESES, Maria P. G de; NUNES, João A. Introdução. Para ampliar o cânone da ciência: a diversidade epistemológica do mundo. In: Semear outras soluções: os caminhos da biodiversidade e dos conhecimentos rivais. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A crítica da razão indolente: contra o desperdício da experiência. São Paulo: Cortez, 2001.

SANTOS, Boaventura de Sousa.(Org.). Os processos de globalização. In: A globalização e as ciências sociais. 2. ed. São Paulo: Cortez. 2002.

SANTOS, Boaventura de Sousa. (Org.). Introdução. Conhecimento prudente para uma vida decente: um discurso sobre as ciências revisitado. São Paulo: Cortez. 2004.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Para uma sociologia das ausências e uma sociologia das emergências. In. (Org.). Conhecimento prudente para uma vida decente: um discurso sobre as ciências revisitado. São Paulo: Cortez. 2004a.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Um discurso sobre as ciências. 3. ed. São Paulo. Editora: Cortez, 2005.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Do pós-moderno ao pós-colonial. E para além de um e outro. In: A gramática do tempo: para uma nova cultura política. São Paulo: Cortez, 2006.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A Universidade popular dos movimentos sociais. In: A gramática do tempo: para uma nova cultura política. São Paulo: Cortez, 2006a.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. Caderno Novos Estudos, Coimbra, n. 78, p. 3-46, 2007. (Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra).

SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula (Org.). Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2010.

Publicado

12-04-2018

Como Citar

Corrêa, S. R. M., & Silva, S. B. da. (2018). Educação popular e sua renovação crítica:: um diálogo com as Epistemologias do Sul. Revista Educação Em Questão, 56(47), 200–220. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2018v56n47ID14004

Edição

Seção

Artigos