Ritualismo e nacionalização da escola primária em Santa Catarina (anos 1940)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2018v56n49ID14462

Palavras-chave:

História da educação brasileira, Escola primária, Festa escolar, Nacionalismo

Resumo

Objetiva discutir o ritualismo como aspecto da organização política e pedagógica de escolas primárias de Santa Catarina na década de 1940. Analisa rituais entendidos como parte do coletivo de práticas e políticas que almejaram forjar nas crianças atitudes cívico-patrióticas, com a utilização da escola a serviço da nacionalização. É uma pesquisa documental embasada na análise de atas e programas de rituais produzidos em escolas rurais de região de imigração alemã, efetuada através da análise de conteúdo, com o uso de codificação. Os resultados mostram que os rituais eram cerimônias e festas que celebravam datas e personagens históricos, cuja natureza nacionalista é revelada por hinos, canto, poesia, desfile cívico, mostra de Educação Física, ginástica, teatro, jogos, brincadeiras, distribuição de prêmios e doces. Indicam também que pretendiam a formação infantil conforme o pensamento republicano. E almejavam inculcar devoção à pátria, gerando, na escola, um ambiente de ritualismo para nacionalizar a infância.  

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Biografia do Autor

Ademir Valdir dos Santos, Universidade Federal de Santa Catarina

Docente e pesquisador do Departamento de Estudos Especializados em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação e Instituições Escolares de Santa Catarina.

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Publicado

17-10-2018

Como Citar

Santos, A. V. dos. (2018). Ritualismo e nacionalização da escola primária em Santa Catarina (anos 1940). Revista Educação Em Questão, 56(49). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2018v56n49ID14462

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Artigos