O golpe de 2016 e os impactos para a educação superior brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2018v56n49ID14477

Palavras-chave:

Golpe de 2016, Políticas da educação superior, Rede pública, Rede privada

Resumo

O artigo discute os principais impactos da complexa conjuntura brasileira nas políticas para a educação superior, com especial destaque aos acontecimentos econômicos e políticos que tiveram curso após o golpe de 2016. É um estudo de caráter exploratório e sua construção apoia-se em pesquisa bibliográfica, na análise documental de problemáticas necessárias para a compreensão do tema, na consulta à legislação pertinente e no levantamento e discussão de estatísticas existentes, adotando, portanto, uma perspectiva de análise que conjuga aspectos quantitativos e qualitativos. Seu desenvolvimento ocorre em dois momentos: (1) uma breve discussão da complexa conjuntura econômica e política na qual o país se encontra envolvido, considerando o retorno de forte ofensiva conservadora e (2) uma análise da educação superior nesse contexto, subdividida, por seu turno, nos impactos diferenciados que se pode observar na rede pública e na rede privado-mercantil. Conclui, enumerando alguns desafios para a superação da atual conjuntura e para a defesa da educação pública.

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Biografia do Autor

Deise Mancebo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em História e Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), com pós-doutorado em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (USP). Professora titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, atuando como professora e pesquisadora no Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH/UERJ). Coordenadora da Rede Universitas/Br. 

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Publicado

17-10-2018

Como Citar

Mancebo, D. (2018). O golpe de 2016 e os impactos para a educação superior brasileira. Revista Educação Em Questão, 56(49). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2018v56n49ID14477

Edição

Seção

Artigos