Gerencialismo, Internacionalização da educação e o papel da Teach For All no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2018v56n48ID15183

Palavras-chave:

Gestão, Privatização, Professores, Democratização

Resumo

O artigo examina os avanços da privatização da política educacional na proposta de formação de professores através da ONG “Ensina Brasil” na educação pública brasileira, em especial, na rede estadual de ensino de Mato Grosso. Trata-se da versão brasileira da organização global Teach For All responsável pela internacionalização da ONG Teach For America. Para a análise, utilizaram-se referenciais que abordam a internacionalização de políticas educacionais, o gerencialismo e as mais recentes alterações do capitalismo global, autointitulado capitalismo social. Para tanto, utilizou-se um método que entrecruza dados coletados em sites da web e dados documentais confrontados com discursos e motivações dos principais atores, público e privado, envolvidos nas negociações e o papel reservado a cada sujeito nesse processo. Os resultados apontam para novos desenhos de políticas globais para a educação, fomentada por organizações sociais do grande capital. A educação deixa de ser um direito e torna-se objeto de caridade aos mais pobres ou mesmo um negócio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AMARAL, Maria Clara Ede. Relações público-privado na Educação de Mato Grosso. 2014. 220 p. Tese (Doutorado em Educação)– Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade de Campinas, Campinas, 2014.

ANTUNES, Fátima. A nova ordem educacional. Espaço europeu de educação e aprendizagem ao longo da vida. Coimbra: Almedina, 2008.

ARAÚJO, Carla. Linguista Noam Chomsky defende Dilma e diz que ela é acusada por 'gangue de corruptos'. O Estado de São Paulo. São Paulo,18 maio 2016. Disponível em: Politica.estadao.com.br. Acesso em: 16 set. 2017.

BALL, Stephen. Performatividade, privatização e Pós-Estado do Bem-Estar. Educação & Sociedade, Campinas, v. 25, n. 89, p. 1105-1126, set./dez. 2004.

BALL, Stephen; YOUDELL, Deborah. Hidden privatization in public education. Preliminary Report, Education International 5th World Congress. Institute of Education, University of London, july, 2007.

BALL. Stephen. Educação global S.A. Novas redes políticas e o imaginário neoliberal. Ponta Grossa: UEPG, 2014.

BALL, Stephen; JUNEMANN, Carolina. Networks, new governance and education. Bristol: Policy Press, 2012.

BALL, Stephen; OLMEDO, Antônio. A nova filantropia, o capitalismo social e as redes de políticas globais em educação. In: PERONI, Vera Maria Vidal (Org.). Redefinições das fronteiras entre o ppúblico e o privado: implicações para a democratização da educação. Brasília: Líber Livro, 2013.

BOCCHETTI, André. Um governo máximo, um professor mínimo: tecnologias de produção docente em programas especiais de formação. In: SOUZA. Denise Trento Rebello de. SARTI. Flavia Medeiros(Org.). Mercado de formação docente. Belo Horizonte: Fino Traço, 2014

BRASIL. Presidência da República. Ministério da Administração e Reforma do Estado (MARE). Plano Diretor da Reforma do Aparelho de Estado. Brasília: 1995.

BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira: Censo Escolar 2014. Brasília-DF, 2015.

CAETANO, Maria Raquel. Relações entre o público e o privado: a gestão pedagógica da educação no Programa Circuito Campeão do Instituto Ayrton Senna (2007-2010). 2013, 301 p. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.

CAETANO, Maria Raquel. Lógica privada na educação pública, redes globais e a formação de professores. Revista Eletrônica de Educação, São Carlos, v. 12, n. 1, p. 120-131, jan./abr. 2018.

CAETANO, Maria Raquel; PERONI, Vera Maria Vidal. Ensino médio no Brasil e a proposta educacional do Instituto Unibanco: considerações sobre a mercantilização da educação pública. In: PERONI, Vera Maria Vidal (Org.). Diálogos sobre as redefinições do papel do Estado e sobre as fronteiras entre o público e o privado. São Leopoldo: Oikos, 2015.

CLARKE, John; NEWMAN, Janet. The Managerial State: power, politics and ideology in the remaking of Social Welfare. London: Sage Publications, 1997.

COSTA, Marilda de Oliveira. Concepções de gestão nos Programas do Instituto Ayrton Senna no contexto de alterações no papel do Estado e da sociedade. 2011, 353 p. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.

CURY, Carlos Roberto Jamil. O direito de aprender: base do direito à Educação. In: ABMP – Todos pela Educação. Justiça pela qualidade na educação. São Paulo: Saraiva, 2013, 819 p. pp. 104-116.

DALE, Roger. Globalização e educação: demonstrando a existência de uma "Cultura Educacional Mundial Comum" ou localizando uma Agenda Globalmente Estruturada para a Educação” ? Educação & Sociedade, Campinas, v. 25, n. 87, p. 423-460, maio/ago. 2004.

ENSINA BRASIL. Seja um ensina (2016). Disponível em: http://ensinabrasil.org/sejaumensina Acesso em: 12. jul. 2016

ENSINA BRASIL. Perguntas frequentes. Quais disciplinas posso ensinar? É possível escolher? (2017) Disponível em: <https://www.ensinabrasil.org/perguntasfrequentes> Acesso em: 7 jul. 2017.

FAGNANI. Eduardo. O fim do breve ciclo da cidadania social no Brasil (1988-2015). Texto para Discussão. Unicamp. IE, Campinas, n. 308, jun. 2017.

FREITAS, Luís Carlos de. Notório saber.2016. Vire professor em cinco semanas. Disponível em: <https://avaliacaoeducacional.com/2016/.../notorio-saber-vire-professor-em-5-semanas> Acesso em: 12 ago. 2017.

GIDDENS, Anthony. A terceira via. Reflexões sobre o impasse político atual e o futuro da social democracia. Rio de Janeiro: Record, 2001.

LIMA, Licínio Carlos. Apresentação Dossiê – Privatização da educação no contexto da(s) "Terceira(s) Via(s)”: uma caracterização em análise. Currículo Sem Fronteiras, v. 13, n. 2, p. 177-181, maio/ago. 2013.

MATO GROSSO. Lei 7.040/1998 de Gestão Democrática do Ensino Público Estadual. Dispõe sobre a regulamentação do Art.14 da Lei federal nº 9394, de 20 de dezembro de 1996 bem como o inciso VI do Art. 2006 da Constituição Federal, que estabelecem Gestão Democrática do Ensino Público Estadual, adotando Sistema seletivo para a escolha de dirigentes dos estabelecimentos de ensino e a criação dos conselhos Deliberativos da Comunidade Escolar nas Unidades de Ensino. Mato Grosso,1998.

MATO GROSSO. Decreto nº 1106, de 25 de abril de 2012. Dispõe sobre a Organização Administrativa da Secretaria de Estado de Educação e Cultura. SEDUC/MT. Mato Grosso, 2012.

MATO GROSSO. Acordo de Cooperação nº. 0367/2016 (10.05.2016), firmado entre a Secretaria de Estado de Educação (SEDUC) e a ENSINA.BR, com vigência até 10/05/2019. Mato Grosso, 2016.

MATO GROSSO. Portaria nº 182/2016/GS/SEDUC/MT. Institui a comissão interna de estudo para análise e proposição de alteração da Lei nº 7.040/98. Mato Grosso,2016.

MÉSZÁROS, Istvan. Para além do capital. São Paulo: Boitempo. 2002.

MÉSZÁROS, Istvan. A crise estrutural do capital. Tradução Francisco Raul Cornejo e outros. São Paulo: Boitempo, 2009.

MÍDIA NEWS. MT implanta programa inspirado em modelo norte-americano. Entrevista a Karina Cabral em 18. 6. 2017. Disponível em:<http://www.midianews.com.br/cotidiano/mt-implanta-programa-inspirado-em-modelo-norte-americano/2989440> Acesso em: 10 ago. 2017.

MONTAÑO, Carlos. Terceiro Setor e Questão Social: crítica ao padrão emergente de intervenção social. São Paulo: Cortez, 2002.

NEWMAN, Janet; CLARKE, John. Gerencialismo. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 37, n. 2, p. 353-381, maio/ago. 2012.

OFFE, Claus. Problemas estruturais do Estado capitalista. Tradução Barbara Freitag. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1984.

OLIVEIRA, Natália Braga de. Reforma do ensino médio, gênero e desvalorização do magistério. Disponível em: <http://blogjunho.com.br/reforma-do-ensino-medio-genero-e-desvalorizacao-do-magisterio/. 29 de setembro de 2016.>. Acesso em: 2 out. 2016.

PERONI, Vera Maria Vidal. Reforma do Estado e a tensão entre o público e o privado. Revista SIMPE-RS, Porto Alegre, p. 11 - 33, 15 abr. 2007.

PERONI, Vera Maria Vidal. A relação público/privado e a gestão da educação em tempos de redefinição do papel do Estado. In: ADRIÃO, Theresa; PERONI, Vera. (Org.). Público e o Privado na Educação: novos elementos para o debate. 1ed.São Paulo: Xamã, 2008, v. 01, p. 111-127.

PERONI, Vera Maria Vidal (Org.). Redefinições das fronteiras entre o público e o privado: implicações para a democratização da educação. Brasília: Liber Livro, 2013.

PERONI, Vera Maria Vidal. Implicações da relação público-privada para a democratização da educação no Brasil. In: PERONI, Vera Maria Vidal (Org.). Diálogos sobre as redefinições do papel do Estado e sobre as fronteiras entre o público e o privado. São Leopoldo: Oikos, 2015.

PORTER, Michael Eugene. A vantagem competitiva das nações. Tradução de Waltensir Dutra. Rio de Janeiro: Campus, 1993.

SOUZA, Denise Trento Rebello de; SARTI, Flávia Medeiros. Mercado simbólico de formação docente. In: SOUZA, Denise Trento Rebello de; SARTI, Flávia Medeiros. Mercado de formação docente. Belo Horizonte: Fino Traço, 2014.

SMITH, William C. The global testing culture shaping education policy, perceptions, and practice. Edited by WILLIAM C. SMITH, 2016.

SINDICATO dos Professores do Estado do Mato Grosso-Várzea Grande(SINTEPVG). Escola Estadual Garcia Neto em Várzea Grande suspende aulas por 3 dias para exigir ação da SEDUC. Disponível em: <http://www.sintepvg.org/noticias/id-624857/escola_estadual_garcia_neto_em_vg_suspende_aulas_por_3_dias_para_exigir_acao_da_seduc> Acesso em: 2 ago.2017.

TEACH FOR ALL. Disponível em: <http://teachforall.org/en/our-network-and-impact/network-partners>. Acesso em: 2 out. 2017.

XAVIER, Antônio Carlos; AMARAL SOBRINHO, José. Como elaborar o Plano de Desenvolvimento da Escola, aumentando o desempenho da escola por meio do planejamento eficaz. 2.ed. Brasília: Programa FUNDESCOLA, 1999.

Publicado

17-07-2018

Como Citar

Caetano, M. R., & Costa, M. de O. (2018). Gerencialismo, Internacionalização da educação e o papel da Teach For All no Brasil. Revista Educação Em Questão, 56(48). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2018v56n48ID15183

Edição

Seção

Artigos