Campanha de Pé no Chão Também se Aprende a Ler:

um contexto de comunidade de aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2019v57n52ID16014

Palavras-chave:

Memória. Campanha de Pé no Chão Também se Aprende a Ler. Comunidade de Aprendizagem. Formação.

Resumo

Este artigo objetiva discutir os espaços socioeducativos da ‘Campanha de Pé no Chão Também se Aprende a ler’ como lugares de formação política e cultural pertencentes a um contexto de Comunidade de Aprendizagem. Para tanto, como procedimentos metodológicos, utilizamos narrativas de formadores da Campanha em conjunto com fontes documentais, como o Relatório Cultura Popular e De pé no Chão (1963) e a Proposta para criação do projeto ‘Meios informais de educação’ (1961). Para a leitura das fontes, utilizamos o conceito de Comunidade de Aprendizagem (TORRES, 2003) e de ato educativo como ato político (FREIRE, 1987, 2006). Pelas análises, compreendemos que, na Campanha de Pé no Chão Também se Aprende a Ler, as aprendizagens acontecem, além das salas de aula, ou seja, nos espaços socioeducativos – com a criação das praças de cultura, bibliotecas populares, museus e galeria de arte se coadunam com os princípios de uma Comunidade de Aprendizagem no processo educativo percebido como ato político interligado ao contexto cultural.

 

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Publicado

14-03-2019

Como Citar

Aquino, F. M. S. de, & Pinheiro, R. A. (2019). Campanha de Pé no Chão Também se Aprende a Ler:: um contexto de comunidade de aprendizagem. Revista Educação Em Questão, 57(52). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2019v57n52ID16014

Edição

Seção

Artigos