Educação, escola e humanização em Marx, Engels e Lukács

  • Liliam Faria Porto Borges
Palavras-chave: Educação. Escola. Humanização.

Resumo

O trabalho discute o entendimento da escola a partir dos conceitos de trabalho e humanização em Marx, Engels e Lukács. A constituição humana por meio da sua intervenção junto à natureza e o estabelecimento das relações sociais são processos educativos que se repetem, tanto na história do homem, quanto no desenvolvimento individual, recolocando, nos processos educativos, a construção do homem como ser social e construindo o longo caminho de distanciamento de sua condição animal. Com base nesse breve panorama, propõe uma análise acerca da escola e do ensino no Brasil, indicando a função social da educação escolar e o significado das perspectivas pedagógicas que secundarizam a relação entre ensinar e aprender.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
13-09-2017
Como Citar
Borges, L. (2017). Educação, escola e humanização em Marx, Engels e Lukács. Revista Educação Em Questão, 55(45), 101-126. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2017v55n45ID12747
Seção
Artigos