A pedagogia, a formação humana e o sujeito narcísico pós-moderno

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2019v57n53ID17720

Palavras-chave:

Pós-modernidade. Discurso pedagógico. Pedagogia. Narcisismo.

Resumo

Esse estudo, de caráter bibliográfico, considera o tema da subjetividade na Pós-modernidade e analisa o seu impacto para a formulação de enunciados sobre formação humana pela pedagogia. Numa primeira parte, o texto analisa a subjetividade universal como premissa moderna e como essa noção se altera no cenário pós-moderno. Em seguida, caracteriza a subjetividade narcísica, a partir da construção de Gilles Lipovetsky sobre a ideia de sujeito narcísico, e sobre a noção de era do vazio, além de outros autores que tratam sobre o tema do sujeito, do narcisismo e da educação em tempos de Pós-modernidade. Por fim, considera-se a absorção e o impacto da noção de sujeito privatizado na formulação de discursos pedagógicos gerados ou recriados no cenário pós-moderno. O texto destaca o papel da escola como instância de prática da vida pública e oportunidade para o aprendizado de formas de pensamento descentrado e de sujeitos mais fortalecidos em autonomia e capacidade de vida coletiva.

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Publicado

06-08-2019

Como Citar

Lopes de Lima, J. F. (2019). A pedagogia, a formação humana e o sujeito narcísico pós-moderno. Revista Educação Em Questão, 57(53). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2019v57n53ID17720

Edição

Seção

Artigos