Os bastidores da mente humana durante o sono!

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n57ID20128

Palavras-chave:

sono-vigília, mente, memória, consciência.

Resumo

A obra literária, através de uma abordagem que mistura ficção à princípios neurocientíficos, explica o funcionamento da mente humana e dos sonhos. Bárbara, a personagem principal, ao adormecer lendo um livro, sonha com diferentes contos de fadas, que são explicados de forma correlata a algum aspecto fisiológico cerebral, pelo detetive Sherlock Holmes, de maneira lúdica e didática

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Rodrigues de Oliveira, Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG)

Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). Graduada em Pedagogia com ênfase em Alfabetização e Letramento (UFMG,2006). Pós graduanda em Neurociência e Educação: Bases Neurofisiológicas do Aprendizado pela Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). Atua como coordenadora de ensino dos anos iniciais e finais da educação básica na rede particular. Tem experiência na educação em docência nos anos iniciais, supervisão, orientação e planejamento pedagógico. 

Mariana Gavioli de Oliveira, Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG)

Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). Doutora em Fisiologia e Farmacologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG, 2014). Mestre em Fisiologia e Farmacologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG, 2010). Possui graduação em Ciências Biológicas (PUC-MG, 2007). Professora adjunta I no curso de pós-graduação em Neurociência e Educação: bases neurofisiológicas do aprendizado, na Pontifícia Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte. Experiência em laboratório de pesquisa com ênfase em Fisiologia cardiovascular, atuando principalmente nos seguintes temas: disfunção cardíaca, disfunção colinérgica e cardiomiócitos.

Referências

Transtornos da Aprendizagem. Abordagem Neurobiológica e multidisciplinar. Organizadores/Organizadores, Newra Tellechea Rotta, Lygia Ohlweiler, Rudimar dos Santos Riesgo. – 2 ed. Porto Alegre: Artmed, 2016.

Publicado

03-09-2020

Como Citar

Lage Pessoa da Costa, F., Rodrigues de Oliveira, L. ., & Gavioli de Oliveira, M. (2020). Os bastidores da mente humana durante o sono!. Revista Educação Em Questão, 58(57). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n57ID20128

Edição

Seção

Resenha