Docência Universitária

trajetórias de professores formadores iniciantes em cursos de licenciatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n57ID21023

Palavras-chave:

Docência universitária. Professor iniciante. Licenciatura. Desenvolvimento profissional.

Resumo

Buscou-se compreender neste trabalho a constituição da docência universitária na universidade brasileira e os desafios enfrentados por professores formadores atuantes em cursos de licenciatura em Pedagogia, História e Educação do Campo de duas universidades/campi federais localizadas na região Norte do Brasil. O estudo se insere no campo da abordagem da história oral de vida a partir das ideias de Fontana (2010), Guimaraes (2006), Huberman (1992), Thompson (1992) e Souza (2014). Para reflexão sobre a docência e o início de carreira na universidade, recorreu-se principalmente aos estudos de Bozu (2010), Cunha (2012), Estepa (2016), Garcia (1999), Zabalza (2004)e outros. Para a produção de dados, foram realizadas entrevistas orais com seis professores formadores atuantes nos cursos selecionados. Os relatos transcritos e textualizados foram analisados por meio de uma leitura interpretativo-compreensiva (SOUZA, 2004). As vozes dos professores formadores evidenciaram como a fase inicial da docência na educação  superior é caracterizada por dilemas, desafios, aprendizagens e oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional. Esse período é, porquanto, um tempo singular-plural de construção e ressignificação das identidades dos professores formadores.

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Publicado

03-09-2020

Como Citar

Soares, S. S., & Guimarães , S. . (2020). Docência Universitária: trajetórias de professores formadores iniciantes em cursos de licenciatura. Revista Educação Em Questão, 58(57). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n57ID21023

Edição

Seção

Artigos