A pedagogia como alicerce da teoria política em Rousseau
um traçado do Iluminismo na educação
DOI:
https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n57ID21484Palavras-chave:
Rousseau. Emílio. Iluminismo. Filosofia da educação.Resumo
O presente artigo procura – através de uma análise crítica e explicativa, baseada em estudos de bibliografia das obras de Rousseau, centrando-se principalmente nos Discursos e em Emílio – evidenciar de que maneira o conceito de natureza, na perspectiva da teoria política e social desenvolvida por Rousseau, se coaduna com aquele expresso em sua obra pedagógica. Pretendemos analisar o conceito de natureza quando ele pensa o estado de natureza, o homem natural e a primeira infância - a criança Emílio – e depois o estado civil, o homem social e o indivíduo moral - o cidadão - tendo em vista repensar a finalidade da ação educacional dentro de um projeto político de sociedade. Explorando detidamente a dimensão político-social com a dimensão pedagógica nas obras de referência, é possível concluir que o projeto pedagógico, em Rousseau, é, a um só tempo, alternativa e complemento da pauta da política, estando, portanto, necessariamente inscrito na agenda da vida em sociedade.
Downloads
Referências
BARROS, Roque Spencer Maciel. Meditações sobre Rousseau. São Paulo: Centro Regional de Pesquisas Educacionais, 1963.
CASSIRER, Ernst. A filosofia do iluminismo. Campinas: Editora Unicamp, 1992.
DALBOSCO, Cláudio Almir. Educação natural em Rousseau: das necessidades da criança e dos cuidados do adulto. São Paulo, Cortez, 2011a.
DALBOSCO, Cláudio Almir. Filosofia e educação no Emílio de Rousseau: papel do educador como governante. Campinas: Alínea, 2011b.
FRANCISCO, Maria de Fátima Simões. Notas acerca da educação doméstica e educação pública no Emílio de Rousseau. Notandum, São Paulo/Porto, n. 16, p. 53-64, 2008.
FRANCISCO, Maria de Fátima Simões. Emílio o aluno imaginário e as cenas pedagógicas no Emílio de Rousseau. International Studies on Law and Education, São Paulo, n. 9, p. 13-18, set./dez. 2011.
HAZARD, Paul. O pensamento europeu no século XVIII. Lisboa: Editora Presença, 1974.
MONTEAGUDO, Ricardo. Entre o direito e a história: a concepção do legislador em Rousseau. São Paulo: Editora UNESP, 2006.
ROUSSEAU, Jean Jacques. Discurso sobre as ciências e as artes. São Paulo: Victor Civita, 1973a. (Os Pensadores).
ROUSSEAU, Jean Jacques. Discurso sobre a origem e o fundamento da desigualdade entre os homens. São Paulo: Victor Civita, 1973b (Os Pensadores).
ROUSSEAU, Jean Jacques. Emílio ou da educação. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
PISSARA, Maria Constança. Da ética à política. In: PISSARA, Maria Constança. Rousseau: a política como exercício pedagógico. São Paulo: Editora Moderna, 2002.
SKINNER, Quentin. As fundações do pensamento político moderno. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
TODOROV, Tzvetan. O espírito das luzes. Tradução Mônica C. Corrêa. São Paulo: Barcarolla, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
À Revista Educação em Questão ficam reservados os direitos autorais no tocante a todos os artigos nela publicados.
A Revista Educação em Questão reserva-se ao direito de não publicar artigos e resenhas de mesma autoria (ou em co-autoria) em intervalos inferiores há 1 (um) ano.