A Universidade de Évora e a psicogênese da sociedade portuguesa em tempos de reforma católica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2021v59n61ID26499

Palavras-chave:

Portugal. Companhia de Jesus. Universidade de Évora. Teologia Moral.

Resumo

A Universidade de Évora no século XVI, instituição superior administrada pela Companhia de Jesus em Portugal, desempenhou, por meio da Teologia Moral, o papel de formação da psicogênese da sociedade portuguesa, em tempos de reforma católica. O curso de Teologia Moral existente em Évora, também chamado de Casos de Consciência, era destinado à formação do clero diocesano e, portanto, destinado à preparação de religiosos que iriam trabalhar nas paróquias junto aos seus fiéis. A função do pároco, após Concílio de Trento (1545 – 1563), passou a ser visualizada como essencial para os objetivos relacionados à reforma da religião católica. Por conseguinte, as mudanças de uma sociedade são acompanhadas pela mudança de comportamento dos integrantes de sua figuração social. Todo trabalho de formação existente em Évora, especialmente por meio da Teologia Moral ou Casos de Consciência, objetivava a formação de religiosos próximos aos seus fiéis e conhecedores das regras morais da Igreja para a devida orientação de seus seguidores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cíntia Mara Bogo Bortolossi, Universidade Estadua de Maringá

Prof.ª Dr.ª da Universidade Estadual de Maringá e do Programa de Pós-Graduação em Educação. É integrante do Grupo de pesquisa: LEIP – Laboratório de Estudos do Império português.

Célio Juvenal Costa, Universidade Estadual de Maringá

Prof. Dr. da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e do Programa de Pós-Graduação em Educação. É integrante do Grupo de pesquisa: LEIP – Laboratório de Estudos do Império português.

Referências

ARAÚJO, José Wiliam Corrêa de. A noção de consciência moral em Bernhard Häring e sua contribuição à atual crise de valores. 2007, 365 f. Tese (Doutorado em Teologia) ? Departamento de Teologia, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, 2007. Disponível em: http://bdtd.ibict.br/vufind/Record/PUC_RIO-1_59d5a3f8ef20465af53294cfc02137db. Acesso em: 28 mar. 2020.

BUSENBAUM, Hermann. Medulla da theologia moral, aonde se resolvem com facil, & perspicaz methodo os casos de consciencia. Tirados de varios, & approvados authores pelo R. P. Herman Busembau... Novamente emmendada, & tradusida da lingoa latina no portuguez idioma nesta quadragesima septima impressaõ pelo liceciado Manoel Pereira de Sousa... Com hum Trattado no fim, da Bulla da S. Cruzada, & com as opinioes reprovadas de Alexandre VII. & Innocencio XI... Lisboa: na officina de Joaõ Galraõ, 1683.

COELHO, Francisco José Senra. O Cardeal-Infante D. Henrique e a reforma tridentina: “Capítulos que por ordenação do Cardeal Dom Henrique foram dados aos prelados” (1563). Concílio de Trento: inovar na tradição. História, Teologia, Projeção. Universidade de Alcalá, 2016.

DEMMER, Klaus. Introdução à Teologia Moral. Tradução Pier Luigi Cabra. Edições Loyola. São Paulo, 1999.

DIAS, José Sebastião da Silva. Correntes de sentimento religioso em Portugal (Séculos XVI a XVIII). Coimbra: Universidade de Coimbra, 1960 (Tomo I).

DIAS, Manuel Madureira. A teologia na Universidade de Évora: ensino e princípios. Da Europa para Évora e de Évora para o mundo: a Universidade Jesuítica de Évora (1559-1759). Maria de Fátima Nunes e Augusto da Silva (org). Chiado. Évora, 2009.

ELIAS, Norbert. O processo civilizador. Uma história dos costumes. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994a (v. 1).

ELIAS, Norbet. O processo civilizador. Formação do Estado e civilização. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994b (v. 2).

ELIAS, Norbert. A sociedade dos indivíduos. Zahar. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994c.

ELIAS, Norbert; SCOTSON, John. Os estabelecidos e os outsiders: sociologia das relações de poder a partir de uma pequena comunidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000.

ELIAS, Norbert. Escritos e ensaios: Estado, processo, opinião pública. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006.

LEITE, Serafim. História da Companhia de Jesus no Brasil. Rio de Janeiro: Instituto Nacional do Livro, 1949 (Tomo VII).

MORAES, Antonio de. Diccionario da língua portuguesa. Typographia Lacérdina. Lisboa, 1813 (Tomo Segundo).

RATIO ATQUE INSTITUTIO STUDIORUM. Organização e plano de estudos da Companhia de Jesus. In: FRANCA, Leonel (org.). O método pedagógico dos jesuítas. Rio de Janeiro: Agir, 1952.

REYCEND, João Baptista. O sacrosanto, e ecumenico Concilio de Trento em latim e portuguez / dedica e consagra, aos... Arcebispos e Bispos da Igreja Lusitana, João Baptista Reycend. – Lisboa: na Off. de Francisco Luiz Ameno, 1781. Disponível em: http://purl.pt/360. Acesso em: 20 de ago. 2019.

SILVA, António Pereira da. Teologia moral em renovação. Lisboa: Didaskalia, 1971.

WREGE, Rachel Silveira. Os colégios da Companhia de Jesus e a criação do ensino superior: entraves, desafios e perspectivas. In: ENCONTRO DE PESQUISADORES; 14, 2013, Franca (São Paulo): Uni-Facef, 2013 (v. 1). Disponível em: https://pos.unifacef.com.br/_livros/Vanguarda_Conhecimento/Artigos/Rachel_Wrege_3.pdf. Acesso em: 20 mar. 2020.

Publicado

15-12-2021

Como Citar

Bogo Bortolossi, C. M., & Costa, C. J. (2021). A Universidade de Évora e a psicogênese da sociedade portuguesa em tempos de reforma católica. Revista Educação Em Questão, 59(61). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2021v59n61ID26499

Edição

Seção

Artigos