Letramentos e Ensino:

reflexões a partir da Linguística Aplicada

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2025v63n75ID37214

Palavras-chave:

letramentos, linguistica aplicada

Resumo

A obra Letramentos e Ensino: reflexões a partir da Linguística Aplicada reúne capítulos que versam acerca dos letramentos; escrita; material didático e práticas de ensino. Traz reflexões de vinte professores pesquisadores, que estão envolvidos com pesquisas relacionadas às práticas de letramentos nos vieses da Linguística Aplicada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Lisboa Santos Silva Júnior, Universidade Federal de Roraima

É Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade de Brasília. Integra o Grupo de Estudos Críticos e Avançados em Linguagens.

Rosana Helena Nunes, Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo

É Prof.ª Dr.ª da Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo. Integra o Grupo de Estudos Críticos e Avançados em Linguagem.

Referências

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. 2. ed. 10 reimp. São Paulo: Contexto, 2020.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra,1997.

KALANTZIS, Mary; COPE, Bill. e PINHEIRO, Petrilson. Letramentos. Campinas: Editora da Unicamp, 2020.

KLEIMAN, Angela. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. Campinas: Pontes, 1989.

KLEIMAN, Angela. Abordagens da leitura. Scripta, vol. 7, nº 14, pp. 13-22, 2004.

STREET, Brian. Academic literacies approaches to genre? Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 1, n. 2, p. 347-362, ago. 2010.

Publicado

08-05-2025

Como Citar

Silva Júnior, A. L. S., & Nunes, R. H. . (2025). Letramentos e Ensino: : reflexões a partir da Linguística Aplicada. Revista Educação Em Questão, 63(75). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2025v63n75ID37214

Edição

Seção

Resenha