No limiar da escrita acadêmica

tensão, pressão e invenção

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2025v63n75ID37390

Palavras-chave:

Escrita acadêmica, Oficina estética, Texto, Discurso

Resumo

O delineamento deste artigo parte de uma reflexão acerca das vicissitudes da escrita acadêmica e seus pontos de confluência e divergência com a escrita de maneira geral. Dessa forma, o artigo tem como objetivo analisar as condições de possibilidade da escrita acadêmica se constituir em um lugar para a experiência, em seu sentido profundo de formação e transformação de si. Para tal, foram realizadas oficinas estéticas de escrita com estudantes de pós-graduação stricto sensu, caracterizadas como um espaço de experimentação com a palavra. A experiência do bloqueio da escrita e o conflito entre a autoria e a norma científica são nodos de discussão fundamentalmente lateralizados ao pensamento de Michel Foucault e Roland Barthes. Por conseguinte, destaca-se a importância de resgatar a dimensão processual da escrita e a intimidade com as palavras que parecem ficar obstruídas com o ingresso dos estudantes no ambiente universitário. A partir da experiência com as oficinas e da revisão bibliográfica, compõem-se argumentos para pensar a escrita da pesquisa como uma experiência limiar, permeada de negociações entre práticas criativas e exigências institucionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clara Urzedo Rocha Motta, Universidade Federal de Santa Catarina

É Doutoranda do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina. Integra o Núcleo de Estudos em Sociologia, Filosofia e História das Ciências da Saúde.

Andrea Vieira Zanella, Universidade Federal de Santa Catarina

É Prof.ª Dr.ª da Universidade Federal de Santa Catarina e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Integra o Núcleo de Pesquisa em Práticas Sociais, Estética e Política. É Bolsista em Produtividade do CNPq.

Referências

AMORIM, Marília. Vozes e silêncio no texto de pesquisa em ciências humanas. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 116, p 7-19, jul. 2002.

BARTHES, Roland. Escritores e escreventes. 3. ed. Tradução Leyla Perrone-Moisés. In: Crítica e verdade. São Paulo: Editoria Perspectiva, 2007.

BARTHES, Roland. O rumor da língua. 3. ed. Tradução: Mario Laranjeira. Editora WMF Martins Fontes. São Paulo: 2012.

BARTHES, Roland. Aula. Tradução Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Editora Cultrix, 2013.

BURGARELLI, Cristóvão Giovani; RIBEIRO, Pollyanna Rosa. Alguns efeitos do discurso da ciência na atualidade. Revista Educação em Questão. Natal, v. 38, n. 24, p. 34-57, maio/ago. 2010.

COSTA, Luciano Bedin. Aos que ainda escrevem: a escrita acadêmica nos designs do neoliberalismo. Linha Mestra, n. 33, p. 21-28, set./dez. 2017.

COSTA, Luciano Bedin da; COSTA, Luciano Bedin da. Short Scenes: a escrita acadêmica como combate. Revista Polis Psique, Porto Alegre, v. 9, n. 2, p. 171-186, ago. 2019.

COSTA, Luis Artur. O corpo nas nuvens: o uso da ficção na psicologia social. Fractal: Revista de Psicologia, v. 26, p. 551-576, 2014 (Dossiê Arte, Narrativas e Subjetividade).

FESTAS, Isabel; MATOS, Armanda; SEIXAS, Ana. Escrita académica e plágio no ensino superior. Revista Educação em Questão, Natal, v. 58, n. 56, p. 1-20, abr./jun. 2020.

FRANCO, Gustavo Naves. Complexidade e cotidiano acadêmico: práticas de escrita, leitura e presença. In: Siqueira, Isabel Rocha; Magalhães, Bruno. Caldas, Mariana; Matos, Francisco (org.). Metodologia e relações internacionais: debates contemporâneos. Rio de Janeiro: Editora PUC-Rio, 2019 (v. 2).

FOUCAULT, Michel. O que é um autor? Tradução de Josué C. Monteiro. In: MOTTA, Manoel Barros da (org.). Ditos e escritos III: Estética: literatura e pintura, música e cinema. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2001.

FOUCAULT, Michel. A verdade e o poder. 28. ed. Tradução Roberto Machado. Microfísica do poder. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2014.

GAGNEBIN, Jean Marie. Entrevista. Redobra, n. 14, ano 5, p. 13-17, 2014.

HENRIQUES, Antônio. A grande travessia: textos acadêmicos para gente do risco e do movimento ousado. Currículo sem Fronteiras, v. 21, n. 2, p. 523-539, maio/ago. 2021.

KIRINUS, Gloria. Synthomas de poesia na infância. São Paulo: Paulinas, 2011.

KOHAN, WALTER. Sobre a escrita acadêmica, a política e a amizade... In: CALLAI, Cristiana; RIBETTO, Anelice (org.). Uma escrita acadêmica outra: ensaios, experiências e invenções. Rio de Janeiro: Editora Lamparina, 2016.

LARROSA, Jorge. O ensaio e a escrita acadêmica. In: CALLAI, Cristiana; RIBETTO, Anelice (org.). Uma escrita acadêmica outra: ensaios, experiências e invenções. Rio de Janeiro: Editora Lamparina, 2016.

LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência. Tradução Cristina Antunes e João Wanderley Geraldi. Belo Horizonte: Autêntica, 2020.

LEÃO, Thiago Marques; IANNI, Aurea Maria Zöllner; GOTO, Carine Sayuri. Sofrimento psíquico e a universidade em tempos de crise estrutural. Revista Em Pauta: teoria social e realidade contemporânea, v. 17, n. 44, 2019.

LINHARES, Célia. Escrever e viver: estranhamentos e estranhamentos recíprocos. In: CALLAI, Cristiana; RIBETTO, Anelice (org.). Uma escrita acadêmica outra: ensaios, experiências e invenções. Rio de Janeiro: Editora Lamparina, 2016.

M. Entrevista. Florianópolis (Santa Catarina). 1º jul. 2022.

MOSCHEN, Simone. DO Ó, Jorge Ramos. A escrita da pesquisa: uma conversa a partir de Freud, Lacan e Foucault. Currículo sem Fronteiras, v. 21, n. 2, p. 740-767, maio/ago. 2021.

MOTTA, Clara Urzedo Rocha. Como afiar palavras: escrita acadêmica, experiência e subjetividade. 2023, 135f Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2023.

PEREIRA, Marcos Villela. A escrita acadêmica – do excessivo ao razoável. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 18, n. 52, p. 213-244, jan./mar. 2013.

PERRONE-MOISÉS, Leila. Prefácio. In: BARTHES, Roland. O rumor da língua. 3. ed. Tradução: Mario Laranjeira. Editora WMF Martins Fontes. São Paulo: 2012.

REZENDE, Camila Ribeiro Almeida. Como escrever academicamente? Uma sociologia artística da escrita acadêmica, das emoções e do processo criativo. 2021, 379 f. Tese (Doutorado em Sociologia) – Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2021.

SILVA, Raísha Gonçalves. Nas entrelinhas da pós-graduação: o processo de subjetivação na experiência da escrita acadêmica. 2021, 130 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2021.

ZANELLA, Andrea Vieira. ArteUrbe: jovens, oficinas estéticas e cidade. Curitiba: Appris, 2020.

Publicado

08-05-2025

Como Citar

Motta, C. U. R., & Zanella, A. V. . (2025). No limiar da escrita acadêmica: tensão, pressão e invenção. Revista Educação Em Questão, 63(75). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2025v63n75ID37390

Edição

Seção

Artigos