No limiar da escrita acadêmica
tensão, pressão e invenção
DOI:
https://doi.org/10.21680/1981-1802.2025v63n75ID37390Palavras-chave:
Escrita acadêmica, Oficina estética, Texto, DiscursoResumo
O delineamento deste artigo parte de uma reflexão acerca das vicissitudes da escrita acadêmica e seus pontos de confluência e divergência com a escrita de maneira geral. Dessa forma, o artigo tem como objetivo analisar as condições de possibilidade da escrita acadêmica se constituir em um lugar para a experiência, em seu sentido profundo de formação e transformação de si. Para tal, foram realizadas oficinas estéticas de escrita com estudantes de pós-graduação stricto sensu, caracterizadas como um espaço de experimentação com a palavra. A experiência do bloqueio da escrita e o conflito entre a autoria e a norma científica são nodos de discussão fundamentalmente lateralizados ao pensamento de Michel Foucault e Roland Barthes. Por conseguinte, destaca-se a importância de resgatar a dimensão processual da escrita e a intimidade com as palavras que parecem ficar obstruídas com o ingresso dos estudantes no ambiente universitário. A partir da experiência com as oficinas e da revisão bibliográfica, compõem-se argumentos para pensar a escrita da pesquisa como uma experiência limiar, permeada de negociações entre práticas criativas e exigências institucionais.
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