Memória da cartilha e a produção de identidades alfabetizandas

Autores

  • Iole Maria Faviero Trindade

Palavras-chave:

Memória da cartilha. Identidades alfabetizandas. Estudos culturais em educação.

Resumo

Acreditando que memória, identidade e cultura são construções discursivas, este trabalho apresenta o projeto de extensão Memória da Cartilha, do Núcleo de Estudos sobre Currículo, Cultura e Sociedade (NECCSO) e da Biblioteca Setorial de Educação (BSE) da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na confluência com as atividades de pesquisa e docência. É com entendimento do alcance do cruzamento dessas atividades que apresenta, primeiramente, o aporte teórico e a origem deste projeto, sua história, para, após, apresentar a produção de uma outra história, de alfabetização no Estado do Rio Grande do Sul, mesmo que marcada pela fragmentação de recortes de análise das cartilhas e de seus métodos, e das vozes daqueles/ as que as produziram ou utilizaram como artefatos escolares de alfabetização.

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Biografia do Autor

Iole Maria Faviero Trindade

Profa. Dra. Iole Maria Faviero Trindade | Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) | Faculdade e Programa de Pós-Graduação em Educação | Linha de Pesquisa Estudos Culturais em Educação | Núcleo de Estudos sobre Currículo, Cultura e Sociedade (NECCSO) | E-mail: ioletrin@terra.com.br

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Publicado

15-04-2008

Como Citar

Trindade, I. M. F. (2008). Memória da cartilha e a produção de identidades alfabetizandas. Revista Educação Em Questão, 31(17). Recuperado de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/3909

Edição

Seção

Artigos