Memória da cartilha e a produção de identidades alfabetizandas
Palabras clave:
Memória da cartilha. Identidades alfabetizandas. Estudos culturais em educação.Resumen
Acreditando que memória, identidade e cultura são construções discursivas, este trabalho apresenta o projeto de extensão Memória da Cartilha, do Núcleo de Estudos sobre Currículo, Cultura e Sociedade (NECCSO) e da Biblioteca Setorial de Educação (BSE) da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na confluência com as atividades de pesquisa e docência. É com entendimento do alcance do cruzamento dessas atividades que apresenta, primeiramente, o aporte teórico e a origem deste projeto, sua história, para, após, apresentar a produção de uma outra história, de alfabetização no Estado do Rio Grande do Sul, mesmo que marcada pela fragmentação de recortes de análise das cartilhas e de seus métodos, e das vozes daqueles/ as que as produziram ou utilizaram como artefatos escolares de alfabetização.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A la Revista “Educación en Cuestión” se reservan los derechos de autor pertinentes a todos los artículos publicados en ella.
Los autores y coautores de artículos y reseñas, publicados en la Revista “Educación en Cuestión”, tendrán un plazo de, como mínimo, de 1 (uno) año para que puedan someter nuevos trabajos para publicación.