Memória da cartilha e a produção de identidades alfabetizandas
Palavras-chave:
Memória da cartilha. Identidades alfabetizandas. Estudos culturais em educação.Resumo
Acreditando que memória, identidade e cultura são construções discursivas, este trabalho apresenta o projeto de extensão Memória da Cartilha, do Núcleo de Estudos sobre Currículo, Cultura e Sociedade (NECCSO) e da Biblioteca Setorial de Educação (BSE) da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na confluência com as atividades de pesquisa e docência. É com entendimento do alcance do cruzamento dessas atividades que apresenta, primeiramente, o aporte teórico e a origem deste projeto, sua história, para, após, apresentar a produção de uma outra história, de alfabetização no Estado do Rio Grande do Sul, mesmo que marcada pela fragmentação de recortes de análise das cartilhas e de seus métodos, e das vozes daqueles/ as que as produziram ou utilizaram como artefatos escolares de alfabetização.
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