Associação entre sensação de dor e desconforto pelos segmentos corporais, postura sentada do aluno em sala de aula e o mobiliário escolar (cadeira/mesa)

Autores

  • Valdemir Galvão de Carvalho
  • Varélio Gomes dos Santos
  • Verônica Galvão de Carvalho

Palavras-chave:

Postura. Mobiliário. Ergonomia.

Resumo

Na sala de aula é comum os alunos adotarem posturas inadequadas por tempo prolongado que conduzem ao desconforto muscular. O objetivo proposto é investigar associações entre dores no corpo e o mobiliário da sala de aula. Foi desenvolvida pesquisa aplicada, descritiva e quanti-qualitativa, amostra probabilística aleatória simples e questionário com 290 alunos, de 05 cursos de uma IES; as técnicas estatísticas foram análise descritiva, clusters e qui-quadrado com p ≤ 0,05. 64,2% dos alunos consideraram o mobiliário desconfortável; para 62%, a localização dos recursos didáticos não permite boa acomodação postural; para 84,5%, a altura e o assento das carteiras são desconfortáveis. Os resultados sugerem associação entre dores na região lombar, ombro, quadril, nuca, costas, pernas e joelhos em relação à ausência de regulagens antropométricas no mobiliário e a localização dos equipamentos didáticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valdemir Galvão de Carvalho

Prof. Ms Valdemir Galvão de Carvalho | Universida de Federal do Rio Grande do Norte - UFRN | Programa de Pós-Graduação de Engenharia de Produção - UFRN | E-mail: professorvaldemir@hotmail.com

Varélio Gomes dos Santos

Prof. Ms Varélio Gomes dos Santos | Faculdade de Natal - FAL | Programa de Pós-Graduação em Economia Regional - UFRN | E-mail: varelio@falnatal.com.br

Verônica Galvão de Carvalho

Verônica Galvão de Carvalho | Graduanda da Universidade do Estado da Paraíba - UEPB | Programa de Iniciação Científica - UEPB | E-mail: ikka_galvao@hotmail.com

Downloads

Publicado

15-09-2008

Como Citar

Carvalho, V. G. de, Santos, V. G. dos, & Carvalho, V. G. de. (2008). Associação entre sensação de dor e desconforto pelos segmentos corporais, postura sentada do aluno em sala de aula e o mobiliário escolar (cadeira/mesa). Revista Educação Em Questão, 33(19). Recuperado de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/3926

Edição

Seção

Artigos