Associação entre sensação de dor e desconforto pelos segmentos corporais, postura sentada do aluno em sala de aula e o mobiliário escolar (cadeira/mesa)
Palavras-chave:
Postura. Mobiliário. Ergonomia.Resumo
Na sala de aula é comum os alunos adotarem posturas inadequadas por tempo prolongado que conduzem ao desconforto muscular. O objetivo proposto é investigar associações entre dores no corpo e o mobiliário da sala de aula. Foi desenvolvida pesquisa aplicada, descritiva e quanti-qualitativa, amostra probabilística aleatória simples e questionário com 290 alunos, de 05 cursos de uma IES; as técnicas estatísticas foram análise descritiva, clusters e qui-quadrado com p ≤ 0,05. 64,2% dos alunos consideraram o mobiliário desconfortável; para 62%, a localização dos recursos didáticos não permite boa acomodação postural; para 84,5%, a altura e o assento das carteiras são desconfortáveis. Os resultados sugerem associação entre dores na região lombar, ombro, quadril, nuca, costas, pernas e joelhos em relação à ausência de regulagens antropométricas no mobiliário e a localização dos equipamentos didáticos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
À Revista Educação em Questão ficam reservados os direitos autorais no tocante a todos os artigos nela publicados.
A Revista Educação em Questão reserva-se ao direito de não publicar artigos e resenhas de mesma autoria (ou em co-autoria) em intervalos inferiores há 1 (um) ano.