Políticas de educação superior: ensino noturno como estratégia de acesso para o estudante-trabalhador

  • Mariluce Bittar
  • Carina Elisabeth Maciel de Almeida
  • Tereza Christina Mertens Aguiar Veloso
Palavras-chave: Política educacional. Ensino noturno. Acesso e permanência.

Resumo

Este trabalho faz parte do Projeto Interinstitucional de Pesquisa intitulado “Ensino Noturno: acesso e democratização da educação superior”, desenvolvido com apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (FUNDECT). Seu objetivo consiste em analisar as características do ensino superior noturno, concebido pelas políticas educacionais como estratégia de acesso do estudantetrabalhador à educação superior. As análises fundamentam-se em documentos oficiais das políticas educacionais (Planos Plurianuais dos governos de Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva) e em dados dos Censos da Educação Superior do INEP/MEC, estabelecendo comparativos entre o Brasil e os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

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Biografia do Autor

Mariluce Bittar
Profa. Dra. Mariluce Bittar | Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) | Curso de Serviço Social e do Programa de Mestrado em Educação | Coord. do Grupo de Estudos e Pesquisas Políticas de Educação Superior (GEPPES) | UCDB | E-mail: bittar@ucdb.br
Carina Elisabeth Maciel de Almeida
Profa. Ms. Carina Elisabeth Maciel de Almeida Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) | Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMS | Vice-coord. do Grupo de Estudos e Pesquisas Políticas de Educação Superior (GEPPES) E-mail: carina22em@yahoo.com.br
Tereza Christina Mertens Aguiar Veloso
Profa. Ms. Tereza Christina Mertens Aguiar Veloso Universidade Federal de Mato Grosso | Doutoranda do Programa de Pós-Graduação emEducação da Universidade Federal de Goiás (UFG) | Grupo de Estudos e Pesquisas Políticasde Educação Superior (GEPPES) | E-mail: tecmav@terra.com.br
Publicado
15-09-2008
Como Citar
Bittar, M., Almeida, C. E. M. de, & Veloso, T. C. M. A. (2008). Políticas de educação superior: ensino noturno como estratégia de acesso para o estudante-trabalhador. Revista Educação Em Questão, 33(19). Recuperado de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/3937
Seção
Artigos