Ensino de Ciências em escolas multisseriadas do campo: uma análise dos Guias de Aprendizagem de Ciências do Programa Escola Ativa

Autores

  • Flávio Bezerra Barros

Palavras-chave:

Escola Ativa. Guias de aprendizagem. Ensino de ciências.

Resumo

O texto socializa um olhar crítico-reflexivo acerca do Ensino de Ciências, tendo como “pano de fundo” os Guias de Aprendizagem de Ciências adotados pelo Programa Escola Ativa para as séries iniciais nas escolas multisseriadas do campo. O Escola Ativa é uma ação do Ministério da Educação direcionada às escolas do campo nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil. Sua intenção é melhorar a qualidade da educação nessas regiões; contudo, no que se refere ao Ensino de Ciências, encontra- se com limitações que, certamente, devem comprometer a qualidade da formação dos sujeitos educativos. Uma das gêneses dessas fragilidades pode ser traduzida a partir dos livros didáticos concebidos pelo Programa, os chamados Guias de Aprendizagem. Essa reflexão, portanto, constitui o foco desse ensaio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávio Bezerra Barros

Prof. Dr. Flávio Bezerra Barros Universidade Federal do Pará | Campus de Altamira Faculdade de Educação Grupo de Pesquisa EcoAmazônia: Educação, Sustentabilidade e Diversidade no Campo E-mail | flaviobb@ufpa.br

Downloads

Publicado

15-08-2009

Como Citar

Barros, F. B. (2009). Ensino de Ciências em escolas multisseriadas do campo: uma análise dos Guias de Aprendizagem de Ciências do Programa Escola Ativa. Revista Educação Em Questão, 35(21). Recuperado de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/3960

Edição

Seção

Artigos