Alfabetização e escolarização indígena no Brasil segundo o censo demográfico 2000

Autores

  • Alceu Ravanello Ferraro
  • Abraão Nilo Givago Schäfer

Palavras-chave:

Alfabetização. Escolarização. Brasil.

Resumo

Este trabalho dirige a atenção para a alfabetização e escolarização indígenas no Brasil segundo o Censo Demográfico 2000, considerando também a dinâmica do contingente populacional autodeclarado indígena no novênio decorrido entre o Censo 1991 e o Censo 2000. As análises feitas revelam, no período 1991/2000, principalmente: grande aumento da população autodeclarada indígena; elevação significativa dos índices de escolarização e alfabetização indígena, a ponto de quase se igualarem aos índices das populações autodeclaradas pretas e pardas, com destaque para o aumento da alfabetização indígena rural; grande expansão da rede escolar em áreas/terras indígenas. Tais resultados parecem indicar uma mudança no próprio significado da escola, a qual, a partir do final da década de 1970, estaria passando de “escola para índios” para “escola indígena”.

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Biografia do Autor

Alceu Ravanello Ferraro

Prof. Dr. Alceu Ravanello FerraroUniversidade Federal do Rio Grande do Sul | Faculdade de Educação | Porto AlegreGrupo de Pesquisa Exclusão Social, Escolarização e CidadaniaPesquisador do CNPqE-mail | aferraro@adufrgs.ufrgs.br

Abraão Nilo Givago Schäfer

Graduando Abraão Nilo Givago SchäferFaculdades Escola Superior de Teologia | ESTGrupo de Pesquisa Exclusão Social, Escolarização e CidadaniaBolsista de Iniciação Científica do CNPqE-mail | abraao_schafer@yahoo.com.br

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Publicado

15-12-2009

Como Citar

Ferraro, A. R., & Schäfer, A. N. G. (2009). Alfabetização e escolarização indígena no Brasil segundo o censo demográfico 2000. Revista Educação Em Questão, 36(22). Recuperado de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/3966

Edição

Seção

Artigos