Profissionalidade docente no ensino superior: um estudo sobre o professor sem formação pedagógica formal

Autores

  • Alzira Buse Fernandez
  • Antonio Carlos Caruso Ronca

Palavras-chave:

Formação de professores. Ensino superior. Formação pedagógica.

Resumo

Este artigo trata de uma pesquisa que buscouinvestigar os elementos significativos da profissionalidadede professores bem-sucedidosno ensino superior que, além do magistério,também atuam em outra profissão e que nãopossuem formação pedagógica formal. Paraalcançar esse objetivo, foram aprofundadas,por meio de entrevistas semiestruturadas, astrajetórias profissionais, as características deum bom professor, o planejamento das suasaulas e o entendimento sobre a formaçãopedagógica. As abordagens teóricas queamparam as reflexões convergem para osestudos sobre a formação de professorese os diferentes elementos que a sustentam,tais como: identidade, profissionalidade eaprendizagem. A análise dos dados permitiuidentificar e aprofundar as ações dosprofessores em sala, além dos sentidos e significadosatribuídos à docência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alzira Buse Fernandez

Profa. Dra. Alzira Buse FernandezUniversidade Presbiteriana Mackenzie | São PauloCentro de Ciência BiológicasDepartamento de PsicologiaNúcleo de Pesquisa em Psicologia Organizacional e do TrabalhoE-mail | alzirabuse@mackenzie.br

Antonio Carlos Caruso Ronca

Prof. Dr. Antonio Carlos Caruso RoncaPontifícia Universidade Católica de São Paulo | São PauloPrograma de Pós Graduação em Psicologia da EducaçãoGrupo de Pesquisa Dimensão subjetiva dadesigualdade social e suas diversas expressõesConselho Nacional de EducaçãoCâmara de Educação SuperiorEmail | accronca@uol.com.br

Downloads

Publicado

15-04-2010

Como Citar

Fernandez, A. B., & Caruso Ronca, A. C. (2010). Profissionalidade docente no ensino superior: um estudo sobre o professor sem formação pedagógica formal. Revista Educação Em Questão, 37(23). Recuperado de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/3977

Edição

Seção

Artigos