Profissionalidade docente no ensino superior: um estudo sobre o professor sem formação pedagógica formal
Palabras clave:
Formação de professores. Ensino superior. Formação pedagógica.Resumen
Este artigo trata de uma pesquisa que buscouinvestigar os elementos significativos da profissionalidadede professores bem-sucedidosno ensino superior que, além do magistério,também atuam em outra profissão e que nãopossuem formação pedagógica formal. Paraalcançar esse objetivo, foram aprofundadas,por meio de entrevistas semiestruturadas, astrajetórias profissionais, as características deum bom professor, o planejamento das suasaulas e o entendimento sobre a formaçãopedagógica. As abordagens teóricas queamparam as reflexões convergem para osestudos sobre a formação de professorese os diferentes elementos que a sustentam,tais como: identidade, profissionalidade eaprendizagem. A análise dos dados permitiuidentificar e aprofundar as ações dosprofessores em sala, além dos sentidos e significadosatribuídos à docência.Descargas
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Publicado
15-04-2010
Cómo citar
Fernandez, A. B., & Caruso Ronca, A. C. (2010). Profissionalidade docente no ensino superior: um estudo sobre o professor sem formação pedagógica formal. Educación En Cuestión, 37(23). Recuperado a partir de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/3977
Número
Sección
Artigos
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