Alguns efeitos do discurso da ciência na atualidade

Autores

  • Cristóvão Giovani Burgarelli
  • Pollyanna Rosa Ribeiro Ribeiro

Palavras-chave:

Tecnociência. Discurso pedagógico. Subjetivação.

Resumo

Este artigo pretende discutir um dos desdobramentos da ciência em especial: a tecnociência, considerada aqui como marca da contemporaneidade que dita o imperativo da técnica e de seu aparato como aquilo que, supostamente, a tudo responde, preenche e satisfaz. O meio acadêmico, inserido no contexto cultural atravessado pela lógica tecnocientífica, não está livre de seus efeitos e da dinâmica consumista que tende a considerar o saber como um bem de consumo. Ao contrário, tanto as escolas quanto as universidades aderem a essa lógica e expulsam de seu arcabouço a possibilidade de subjetivação, ou seja, o modo singular de um sujeito se haver, diferentemente, com as marcas que o constituem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristóvão Giovani Burgarelli

Prof. Dr. Cristóvão Giovani BurgarelliUniversidade Federal de Goiás | Goiânia | GoiásFaculdade de EducaçãoGrupo de Pesquisa Em Torno da Letra: leitura, escrita e transmissãoE-mail | cgiovani@gmail.com

Pollyanna Rosa Ribeiro Ribeiro

Profa. Ms. Pollyanna Rosa RibeiroSecretaria Municipal de Educação | Goiânia | GoiásCentro Municipal de Educação Infantil Cecília MeirellesEm Torno da Letra: leitura, escrita e transmissãoE-mail | pollyanna.rosa.ribeiro@gmail.com

Downloads

Publicado

15-08-2010

Como Citar

Burgarelli, C. G., & Ribeiro, P. R. R. (2010). Alguns efeitos do discurso da ciência na atualidade. Revista Educação Em Questão, 38(24). Recuperado de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4026

Edição

Seção

Artigos