A inserção do software educativo na educação de jovens e adultos: um impacto social e o método bioecológico de Bronfenbrenner

  • Angelo Luis de Souza Vargas
  • Márcia Maria Nunes Guimarães
  • Maria Adelaide Maio Rodrigues
Palavras-chave: Analfabetismo. Tecnologia. Modelo bioecológico do desenvolvimento humano.

Resumo

O presente estudo teve por objetivo descrever a origem e o desenvolvimento de um projeto para Alfabetização de Jovens e Adultos, utilizando como principal ferramenta o Programa PROTEJA – Programa Tecnológico para Jovens e Adultos ‒, em que o professor constitui um facilitador; e o aluno, um colaborador ativo. É importante ressaltar que sua base foi a observação, a experiência e a realidade da comunidade. A viabilidade e a eficiência deste projeto pedagógico, associadas à relevância do tema, possibilitam entrosamento e estabelecem uma interface entre os aspectos pedagógicos e a concepção teórica e ecológica sobre o desenvolvimento humano, em busca de novas formas de ensinar e de aprender. O presente projeto tem, como referencial teórico, a análise e discussão do Modelo Bioecológico do Desenvolvimento Humano, desenvolvido por Urie Bronfenbrenner.

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Biografia do Autor

Angelo Luis de Souza Vargas
Prof. Dr. Angelo Luis de Souza VargasUniversidade Castelo Branco | Rio de Janeiro | Rio de JaneiroCampus Recreio dos BandeirantesPrograma de Mestrado em Ciência da Motricidade HumanaLinha de Pesquisa Tecnologias da EducaçãoGrupo de Pesquisa Laboratório de Estudosda Cultura Social Urbana | LECSUE-mail | angelo.vargas@uol.com.br
Márcia Maria Nunes Guimarães
Mestranda Márcia Maria Nunes GuimarãesUniversidade Castelo Branco | São Gonçalo | Rio de JaneiroPrograma de Pós -Graduação de Ciências da Motricidade HumanaGrupo de Pesquisa Laboratório de Estudosda Cultura Social Urbana | LECSUE-mail | marciajg@click21.com.br
Maria Adelaide Maio Rodrigues
Mestranda Maria Adelaide Maio RodriguesUniversidade Castelo Branco | São Gonçalo | Rio de JaneiroPrograma de Pós -Graduação de Ciências da Motricidade HumanaGrupo de Pesquisa Laboratório de Estudosda Cultura Social Urbana | LECSUE-mail | adelaidemaio@uol.com.br
Publicado
15-08-2010
Como Citar
Souza Vargas, A. L. de, Guimarães, M. M. N., & Rodrigues, M. A. M. (2010). A inserção do software educativo na educação de jovens e adultos: um impacto social e o método bioecológico de Bronfenbrenner. Revista Educação Em Questão, 38(24). Recuperado de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4033
Seção
Artigos