Narrativa de vida: origens religiosas, históricas e antropológicas
Palabras clave:
Narrativas de vida. Bildung. Formação. História.Resumen
Quais são as origens históricas e antropológicasdo modelo de narrativa de vida,
que inspira nossas representações e nossas
práticas biográficas? Reconhecemos,
atualmente, cada vez mais o papel fundador,
desempenhado na constituição desse
modelo, pelo movimento que se desenvolveu
na Alemanha, durante o século XVIII,
em torno da noção de Bildung, e pelo
esquema da narrativa de formação, que
representa sua forma de expressão privilegiada.
Todavia, para compreendermos,
plenamente, as implicações da inteligibilidade
biográfica, inerente a esse modelo,
é necessário, por um lado, aproximá-lo de
suas origens religiosas; por outro, apreendê-lo
no processo de secularização do qual ele
deriva. Não poderíamos, ainda, explicar
o seu alcance nas sociedades ocidentais
desenvolvidas, sem relacioná-lo a uma estrutura
da consciência individual, associada à
configuração particular, que adotam nessas
sociedades a relação do indivíduo com o
todo social.
Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
15-06-2011
Cómo citar
Delory-Momberger, C. (2011). Narrativa de vida: origens religiosas, históricas e antropológicas. Educación En Cuestión, 40(26). Recuperado a partir de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4039
Número
Sección
Artigos
Licencia
A la Revista “Educación en Cuestión” se reservan los derechos de autor pertinentes a todos los artículos publicados en ella.
Los autores y coautores de artículos y reseñas, publicados en la Revista “Educación en Cuestión”, tendrán un plazo de, como mínimo, de 1 (uno) año para que puedan someter nuevos trabajos para publicación.