Maria do Monte Serrat

tessituras de vida e formação educacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2025v63n78ID41914

Palavras-chave:

Maria de Monte Serrat, Experiências de vida e formação, História da educação de mulheres, Mulheres intelectuais

Resumo

Este artigo analisa a história de vida e formação educacional de Maria do Monte Serrat, articulando a educação escolar e os saberes do cotidiano presentes em sua obra autobiográfica. Trata-se de uma pesquisa documental que utiliza a obra “A mãe-da-teimosia: o desejo de ser” para reconstituir os modos de ser, viver, fazer e resistir de Maria do Monte Serrat. Tem como referencial teórico Michel de Certeau (2014), Foucault (2004), Ginzburg (1989) e Perrot (2019). O estudo evidencia que a formação educacional de Monte Serrat expressa tanto o peso das prescrições sociais orientadas para o matrimônio e a maternidade quanto as formas de resistência que lhe possibilitaram ultrapassar esse modelo. Sua formação docente lhe garantiu uma certa independência, mesmo em um contexto em que a função social da mulher permanecia atrelada à vida doméstica.

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Biografia do Autor

Joelma da Silva Trindade, Universidade do Estado do Pará

É Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará. Integra o Grupo de Pesquisa História da Educação na Amazônia

Maria do Perpétuo Socorro Gomes de Souza Avelino de França, Universidade do Estado do Pará

É Prof.ª Dr.ª do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará. Integra o Grupo de Pesquisa História da Educação na Amazônia

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Publicado

23-12-2025

Como Citar

Trindade, J. da S., & França, M. do P. S. G. de S. A. de. (2025). Maria do Monte Serrat: tessituras de vida e formação educacional. Revista Educação Em Questão, 63(78). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2025v63n78ID41914

Edição

Seção

Artigos