A Geografia em Sergipe e os seus livros didáticos para o ensino primário: do século XIX ao século XX
Palavras-chave:
Geografia de Sergipe. Corografia de Sergipe. Livro-didático.Resumo
O objetivo deste trabalho é analisar a disciplina Geografia em Sergipe e osseus livros didáticos, para o ensino primário, do século XIX ao século XX. O marco temporal desta pesquisa está delimitado a partir da primeira tentativa de criação da cadeira de Geografia em 1825, até a publicação da Geografia de Sergipe da professora Josefina Leite Campos, em 1967, quando se começou a repensar a natureza do ensino da Geografia em Sergipe. Esta publicação representou uma ruptura do modelo de ensino dessa disciplina que, durante muitos anos, se deu com base nas Corografias. As fontes documentais são de natureza diversa: jornais da época, correspondências, Relatórios da província, Falam dos presidentes, entrevistas, compêndios, encontrados em bibliotecas públicas e escolares e em acervos particulares.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
15-08-2007
Como Citar
Santos, V. M. dos. (2007). A Geografia em Sergipe e os seus livros didáticos para o ensino primário: do século XIX ao século XX. Revista Educação Em Questão, 29(15). Recuperado de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4453
Edição
Seção
Artigos
Licença
À Revista Educação em Questão ficam reservados os direitos autorais no tocante a todos os artigos nela publicados.
A Revista Educação em Questão reserva-se ao direito de não publicar artigos e resenhas de mesma autoria (ou em co-autoria) em intervalos inferiores há 1 (um) ano.