Democratização do ensino: uma questão antiga sempre atual

Autores

  • Georges Snyders Universidade de Paris V | França

Resumo

O educador francês Georges Snyders, professor honorário de Ciências da Educação da Universidade de Paris V, Sorbone (França), esteve no Brasil há 19 anos (dezembro de 1988). Naquele momento, a professora Maria Salonilde Ferreira participou de um Evento realizado em Goiânia (Goiás) e agendou uma entrevista com esse educador, a qual foi realizada no ano seguinte em Paris (julho de 1989) e traduzida pelo professor Marcos Antônio de Carvalho Lopes, publicada na Revista Educação em Questão, v.
3, n. 2, jul./dez. 1989. Em face do esgotamento dessa edição e por solicitação dos estudiosos da obra de Georges Snyders, a Revista republica nesse número aquela entrevista. Favorável a uma escola em que ocorra efetivamente a democratização do ensino, o professor Snyders apresenta nesta entrevista as suas reflexões acerca dos compromissos democráticos e culturais da escola. Para esse educador, a escola é um espaço de  contradição e é no interior dessas contradições e atenta a elas que a mediação pedagógica poderá propiciar a crescente democratização do  ensino escolar. Para desenvolver essa tarefa, necessário se faz romper com as estruturas lineares de pensar e se reelaborar e desenvolver formas de pensamento em que a ruptura e continuidade se constituam a unidade dinâmica do pensar e do agir no sentido de fazer avançar/progredir o processo democrático instaurado no interior da escola. Nessa entrevista, Snyders retoma e esclarece algumas idéias desenvolvidas em obras tais como: A alegria na escola, Pedagogia progressista, Escola classe e luta de classe, Para onde vão as pedagogias não diretivas, assim como, em artigos publicados nas revistas francesas, Enfance e Revue des  Sciences de  l’Education. Partindo da convicção de que a democracia é um valor universal, o entrevistado nos conduz instigantemente, nessa entrevista, a reflexão  sobre a necessidade da escolaridade pública e  obrigatória e do papel da escola no processo de democratização da  sociedade. Considerando a  contribuição marcante das idéias de Snyders, a Revista Educação em  Questão as recoloca a disposição dos leitores para que estes possam analisá-las e discuti-las em busca de respostas mais efetivas e pertinentes para as indagações postas.

Maria Salonilde Ferreira
Profª do Programa de Pós-Graduação em Educação | UFRN

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Georges Snyders, Universidade de Paris V | França

Prof. Dr. Georges Snyders
Professor honorário de Ciências da Educação   Universidade de Paris V |Sorbone - França

Downloads

Publicado

15-08-2007

Como Citar

Snyders, G. (2007). Democratização do ensino: uma questão antiga sempre atual. Revista Educação Em Questão, 29(15). Recuperado de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4461

Edição

Seção

Entrevista