A utopia do saber e a da moral em Edgar Morin e Emmanuel Levinas
Palavras-chave:
Complexidade. Ética. Liberdade. Utopias.Resumo
O artigo discute a problemática individual baseada nas dimensões éticas e de liberdade humana. Traz uma reflexão sobre a preocupação social e política pelo comportamento individual nas relações sociais e morais, apoiando-se nas obras de Aristóteles, Emmanuel Levinas, Edgar Morin e Maffesoli. Aponta um homem que se vê frente a um mundo que não corresponde ao seu, mas que também o é. Ao mesmo tempo em que o homem se mostra inserido numa determinada realidade, o seu mundo corresponde a anseios individualistas e a experiência não compartilhada. O homem se vê ligado a grupos ou tribos através de laços com elementos novos, trazidos pelos avanços tecnológicos; e a utopia vem como utopia regressiva ou como utopia realista em que o real está onde o possível é impossível.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
15-12-2006
Como Citar
Veríssimo, M. A. (2006). A utopia do saber e a da moral em Edgar Morin e Emmanuel Levinas. Revista Educação Em Questão, 27(13). Recuperado de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4490
Edição
Seção
Artigos
Licença
À Revista Educação em Questão ficam reservados os direitos autorais no tocante a todos os artigos nela publicados.
A Revista Educação em Questão reserva-se ao direito de não publicar artigos e resenhas de mesma autoria (ou em co-autoria) em intervalos inferiores há 1 (um) ano.