A constituição da profissão dos enfermeiros em Portugal. A Escola de Enfermagem de Castelo Branco (1948-1988)

Autores

  • António Gomes Ferreira Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação
  • Helder Manuel Guerra Henriques Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2013v45n31ID5101

Palavras-chave:

Formação. Credencialismo. Enfermagem. Estado

Resumo

Este trabalho pretende interpretar o processo de construção do grupo profissional dos enfermeiros portugueses, entre os anos de 1940 e 1980 do século XX. Partimos da discussão conceptual sobre o papel formativo e credencialista das instituições escolares de enfermagem, em articulação com o Estado, para compreender a construção identitária deste grupo, caraterizando os sujeitos que frequentaram a Escola de Enfermagem de Castelo Branco/Dr. Lopes Dias (Portugal), no arco temporal previsto. A metodologia assumida na construção deste artigo é a análise sócio-histórica, numa perspetiva diacrónica. A História da Educação e a Sociologia das Profissões constituem os principais domínios científicos em que o trabalho assenta. 

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Biografia do Autor

António Gomes Ferreira, Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação

Prof. Dr. António Gomes Ferreira
Universidade de Coimbra
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação
Grupo de Pesquisa | GRUPOEDE ? Centro de Estudos
Interdisciplinares do Século XX | CEIS20
E-mail |antonio@fpce.uc.pt

Helder Manuel Guerra Henriques, Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação

Prof. Dr. Helder Manuel Guerra Henriques
Instituto Politécnico de Portalegre
Escola Superior de Educação
Grupo de Pesquisa | GRUPOEDE – Centro de Estudos
Interdisciplinares do Século XX | CEIS20 | Universidade de Coimbra
E-mail |henriqueshelder@gmail.com

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Publicado

15-04-2013

Como Citar

Ferreira, A. G., & Henriques, H. M. G. (2013). A constituição da profissão dos enfermeiros em Portugal. A Escola de Enfermagem de Castelo Branco (1948-1988). Revista Educação Em Questão, 45(31). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2013v45n31ID5101

Edição

Seção

Artigos